Servidores da Saúde participam de pesquisa

Saúde
12/09/2011 14h20
Início > Notícias > Servidores da Saúde participam de pesquisa

Com o tema ‘A Secretaria Municipal de Saúde ouvindo o trabalhador porque ele merece o melhor sempre', a SMS está implantando uma pesquisa de Clima Organizacional que foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 12. A primeira aplicação da pesquisa aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco, onde 250 funcionários vão responder o questionário eletrônico até amanhã, dia 13.

"Com essa pesquisa faremos um diagnóstico completo da Secretaria Municipal de Saúde a partir da visão de todos trabalhadores. É uma oportunidade de avaliar tanto a percepção sobre a atual gestão, como a visualização dos pontos fortes a serem mantidos e das melhorias a serem realizadas", explica a responsável técnica pela pesquisa e coordenadora da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Digetes), Marieta Oliveira.

O levantamento sobre o Clima Organizacional deve passar por todas as unidades, sendo concluído em novembro, na Unidade de Atendimento Nestor Piva, na zona Norte da cidade. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Pessoal da Pesquisa, Edmilson Reis, uma equipe de técnicos trabalhará em cada local auxiliando os trabalhadores sobre como utilizar os computadores para preencher o questionário eletrônico. 

"Tudo é feito de forma transparente e sigilosa, respeitando a liberdade de opinião do servidor, pois este não é identificado ao preencher as questões. Além disso, três técnicos se revezam durante todo o dia esclarecendo dúvidas para o correto preenchimento do questionário eletrônico que é simples e possui cerca de 40 perguntas, claras e objetivas", esclarece Edmilson.

Opinião

Para muitos servidores do Cemar Augusto Franco, a pesquisa é uma oportunidade de facilitar o diálogo com a gestão da SMS frente a diversas questões que influenciam direta e indiretamente na rotina. Catarina Lúcia é fonoaudióloga e conta que há quatro anos atua no Cemar.

"Através do questionário é possível avaliar diversos aspectos do ambiente de trabalho, como a satisfação e até mesmo a colaboração das chefias. Achei as perguntas exatas e o questionário também é muito prático. Em cerca de oito minutos consegui preenchê-lo por completo", afirma Catarina Lúcia.

A auxiliar de serviços gerais, Maria Francisca, é funcionária terceirizada e atua há 15 anos em diversas Unidades da SMS. Ela disse que foi a primeira vez que participou de uma pesquisa desse tipo.

"Como não sei usar o computador, a técnica me ajudou preenchendo as minhas respostas. Levei 11 minutos para completar todas as questões. Achei muito interessante, pois muitas perguntas são sobre como a pessoa está se sentindo no trabalho junto à Secretaria Municipal da Saúde", conta Maria Francisca.

 Continuidade

 Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o diálogo com o servidor é uma prática constante da atual gestão. "Desde que assumimos a SMS, buscamos ouvir todas as representações das categorias da Saúde. Entendemos que para melhorar ainda mais a qualidade do serviço, precisamos cuidar bem do nosso servidor. Por isso, adotamos medidas que atenderam reivindicações e aceitamos sugestões relativas às condições de trabalho. Agora com a pesquisa, que é a primeira na história dessa Secretaria, pretendemos ampliar esse canal de diálogo mantendo esse avanço, melhorando sempre", explica.

O próximo local a ser realizada a pesquisa de Clima Organizacional será o Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos.