Tânia Soares participa da abertura do Curta-SE

Agência Aracaju de Notícias
13/09/2011 08h07
Início > Notícias > Tânia Soares participa da abertura do Curta-SE

Começou na noite desta segunda-feira, 12, a 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). A abertura ocorreu no Teatro Tobias Barreto, com a exibição do filme ‘O Senhor do Labirinto', que retrata a vida do sergipano Arthur Bispo do Rosário, e foi filmado quase que inteiramente no estado. Centenas de pessoas compareceram à primeira exibição pública do longa metragem, que precedeu o show da cantora Jessie Evans.

A diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, ressaltou o sucesso e a relevância que o festival ganhou ao longo desses onze anos. Em um rápido discurso, ela destacou que esta edição bateu o recorde de número de inscritos: 605 em cinco categorias. "Esperamos que nessa edição o sucesso seja ainda maior. Mais que nunca é fundamental falar de cultura e educação neste país. Nós estamos cumprindo a nossa parte", disse.

Dentre as autoridades presentes na solenidade estava a secretária Municipal de Governo Tânia Soares, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira. Para ela, o Curta-SE se tornou um evento de grande importância para Aracaju, principalmente para o calendário turístico e cultural da cidade. "A Prefeitura acompanha o festival desde o início porque enxerga a importância da cultura e do audiovisual. Temos um compromisso com este é vento e para nós é de grande valia que ele siga em frente batendo novos recordes", declara.

Tânia comentou, ainda, que uma das amostras da contribuição do Curta-SE para a capital é o fortalecimento das produções do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). "Teremos um filme produzido aqui exibido na França, um dos berços do cinema mundial. Isso é uma prova da qualidade do que é produzido e o festival se soma a isso", comemora.

O Festival

Do total de inscritos, foram selecionados para a mostra competitiva 10 vídeos de bolso, 20 vídeos iberoamericanos, 20 curtas 35mm, 10 vídeos sergipanos e cinco longas-metragens. Serão distribuídos R$ 80 mil em prêmios, sendo R$ 30 mil apenas para produções locais. Nas mostras competitivas os ganhadores são escolhidos através do júri popular e oficial. As mostras informativas, por outro lado, exibirão filmes em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano.

Além de cinco filmes infantis com temáticas educativas para crianças, o Curta-SE também promove neste ano o ‘Cinema Inclusivo', com a exibição de longas-metragens cujas legendas são descritivas. As animações são voltadas, principalmente, a pessoas com deficiência auditiva.

A programação do Curta-SE 11 se estende até o dia 17. A programação completa está disponível no site do festival.