Fundat investe na qualificação de trabalhadores

Formação para o Trabalho
13/09/2011 11h52
Início > Noticias > 47348

Com o objetivo de preparar o cidadão para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo o Programa de Qualificação Profissional por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Esta semana, mais 100 pessoas foram capacitadas nos cursos Corte e Costura, Pães e Biscoitos, Culinária e Cabeleireiro. Os cursos aconteceram em unidades da fundação e em entidades parceiras. Até o final deste ano, estima-se que três mil pessoas serão capacitadas.

 A entrega dos certificados foi marcada por muita expectativa dos participantes, comemorando mais uma vitória. Muitos concludentes já estão inseridos no mercado, gerando mais renda para suas famílias, outros optaram por montar um pequeno negócio. Alguns dos participantes,  também aproveitam o aprendizado para agregar mais qualidade ao trabalho que já desenvolve.

Corte e Costura

Na Associação de Moradores do Bairro Luzia (Ambluz), parceira da Fundat, foi realizado o curso de corte e costura, que capacitou 25 alunos. O presidente da entidade, Antônio Milton Lima, destacou que está sendo implantada uma cooperativa de costura. "Já estamos nos mobilizando para iniciar os trabalhos. Com certeza, será gerada renda para os cooperados, e parte desse sonho dividimos com a Fundat, que sempre tem ofertado cursos para a nossa associação", comenta

 Cabeleireiro

Na Casa da Comunidade, entidade também parceira da Fundat e localizada no bairro Santos Dumont, o encerramento foi do curso de Cabeleireiro. Na oportunidade, o técnico do Credpovo, Antônio Braz, relatou sobre as possibilidades para a abertura de pequenos negócios, já que a área de beleza é bastante promissora. Ele informou sobre o programa de microcrédito, esclarecendo as possíveis dúvidas quanto às linhas de crédito disponíveis para os empreendedores. 

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Dantas, fez a entrega dos certificados e ressaltou a importância da continuidade do aprendizado. "Façam outros cursos para agregá-los à profissão de vocês, que isso é muito importante para o futuro profissional de vocês", disse.

Culinária

Já na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, núcleo de aprendizado da Fundat, a entrega dos certificados foi para os alunos que concluíram o curso de Culinária. As aulas foram ministradas pelo instrutor da fundação, Renan Britto Mota. A turma aprendeu a confeccionar diversas iguarias e, além disso, também receberam dicas de arranjos de mesas preparados com frutas e legumes. 

Paes e Biscoitos 

Mais uma turma concluiu o curso de pães e biscoitos. Desta vez, na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), sediada no bairro Santos Dumont. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Mário Narcisio dos Santos, também ex-aluno de cursos da Fundat. "Posso dizer que é uma realização. Comecei como vocês e há cinco anos sou instrutor. A fundação oportuniza a capacitação e insere o trabalhador no mercado de trabalho", comenta.

A aluna Sandra Regina Damascena dos Santos, 40 anos, ainda durante o curso resolveu apostar no seu potencial. "Já aluguei um espaço no conjunto Bugio e estou montando uma lanchonete", lembrou, acrescentando que também fez outros cursos na Fundat. 

Ilná Carvalho Santos faz parte da coordenação da Associação Luz do Oriente. Ela, que também é agente de saúde, representou os demais treinandos. "Estamos aqui para fazermos a diferença. Eu era uma pessoa triste e hoje não sei o que é depressão. A maioria de nós conseguiu melhorar a renda, confeccionando pães e biscoitos e devemos isso aos cursos que fizemos gratuitamente através da Prefeitura de Aracaju", destaca.

 A presidenta da Fundat, Telma Rios Pimentel, entregou os certificados aos concludentes e parabenizou a todos. "A fundação está cumprindo o seu papel enquanto órgão voltado para a capacitação profissional e a empregabilidade. É desejo do prefeito ampliar o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho e, gradativamente, estamos conseguindo atingir esse objetivo", avalia.