Bairros da capital recebem mutirões de limpeza

Serviços Urbanos
13/09/2011 14h11
Início > Notícias > Bairros da capital recebem mutirões de limpeza

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está executando mutirões de limpeza nos bairros Getúlio Vargas, Costa Nova e 13 de Julho. O serviço envolve varrição, recolhimento de resíduos, gadanhamento, capinação e pintura de meio-fio. Em cada bairro estão atuando 48 agentes de limpeza, divididos em quatro equipes.

Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, para atender os bairros com eficiência e agilidade, foram formadas as quatro frentes de trabalho. "Cada bairro possui 48 agentes e dessa forma conseguimos atender com rapidez e qualidade todos os bairros da cidade", informa. Ainda nesta semana os agentes de limpeza serão deslocados para o bairro Cirurgia e em seguida ao Siqueira Campos.

Para a realização do mutirão de limpeza, a Emsurb adota uma estratégia de ação que é planejada previamente para atender às demandas dos bairros. "Sempre, antes de iniciar os trabalhos, realizamos uma análise in loco com o objetivo de saber quais serviços necessitam ser priorizados, quantos agentes atuarão e quais os equipamentos que serão utilizados. Tudo isso garante eficiência ao serviço prestado", explica o gerente de Limpeza, Roberto Gomes.

De acordo com Roberto Gomes, um bairro limpo poder trazer muitos benefícios para os moradores, como a valorização do local, a garantia de saúde para a família e também a elevação da autoestima de todos. "Mas, além da atuação da Prefeitura, precisamos da cooperação da comunidade para manter o bairro sempre limpo e organizado após a passagem dos agentes de limpeza", acrescenta.

O comerciante e morador Ricardo Lima, que trabalha juntamente com sua colega Andréia Sacramento, destacou que a Prefeitura de Aracaju vem realizando um grande trabalho. "Nós sabemos o esforço da Prefeitura para deixar a cidade limpa. Eu acho que cada uma devia fazer a sua parte. Inclusive aqui no Getúlio Vargas tem coleta todos os dias e mesmo assim tem pessoas que jogam o lixo na rua de qualquer jeito", afirma. Andréia também compartilha do mesmo sentimento. "A população, de uma maneira geral, joga o lixo na rua e culpa a prefeitura. Cada um tem que fazer a sua parte", disse.

Solicitação

Por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (0800 284 1300), via twitter (@emsurb) ou e-mail (http://www.aracaju.se.gov.br/mailto:emsurb@aracaju.se.gov.br), o cidadão tem a possibilidade de solicitar serviços, fazer denúncias, criticar ou elogiar os trabalhos executados pela Emsurb.

Além desses canais, os servidores estão preparados para receber pessoalmente os cidadãos. Qualquer solicitação pode ser feita diretamente na sede da Emsurb, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), ou na garagem da empresa, situada na rua Acre, s/n, Conjunto Costa e Silva.