'O Senhor do Labirinto' estreia no Curta-SE

Funcaju
13/09/2011 14h47
Início > Notícias > 'O Senhor do Labirinto' estreia no Curta-SE

Gravado quase totalmente em terras sergipanas, o filme ‘O Senhor do Labirinto', que conta a história do japaratubense Arthur Bispo do Rosário, estreou na noite desta segunda, 12, em Aracaju, durante a cerimônia de abertura da 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). O evento, realizado no Teatro Tobias Barreto (TTB), foi apresentado pelo ator gaúcho Flávio Bauraqui, intérprete de Bispo do Rosário, e pela atriz sergipana Andréia Vilella.

Dentre as autoridades presentes na solenidade de abertura do Curta-SE, estava a secretária Municipal de Governo Tânia Soares, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira. Para ela, o Festival se tornou um evento de grande importância para Aracaju, principalmente para o calendário turístico e cultural da cidade. "A Prefeitura acompanha o Curta-SE desde o início porque enxerga a importância da cultura e do audiovisual. Temos um compromisso com este é vento e para nós é de grande valia que ele siga em frente batendo novos recordes", declara

Apoio

Em entrevista à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o diretor de ‘O Senhor do Labirinto', Geraldo Motta, lembrou da importância da capital sergipana para a realização do filme. "O município de Aracaju teve uma participação importantíssima para a execução deste longa. Toda a logística e também as oficinas do filme foram feitas aqui, inclusive coordenadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Funcaju. Espaços foram cedidos, profissionais foram cedidos... Enfim, esse filme não teria acontecido sem a colaboração de Edvaldo Nogueira e do governador Marcelo Déda", revela.

Para o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, a prova de que a Fundação acredita na sétima arte são as atividades desenvolvidas pelo NPD Orlando Vieira. "Nós sempre investimos no audiovisual sergipano e não poderíamos deixar de apoiar uma produção como ‘O Senhor do Labirinto'. O fomento ao cinema é uma das ações da Funcaju e os resultados têm sido extremamente positivos", disse.

Geraldo Motta também ressaltou a contribuição da população carcerária na cenografia do filme e das bordadeiras do estado que criaram todas as réplicas das obras de Arthur Bispo, usadas nas filmagens e que foram expostas no hall de entrada do TTB para a apreciação do público presente na abertura do Curta-SE. "Eu estou achando tudo muito lindo. Em pensar que ele era um deficiente mental e mesmo assim criou coisas tão bonitas e com tanto cuidado, eu fico impressionada. Para mim, ele era um artista que brincava de ser louco", comenta a universitária Rosana Aragão.

Participaram da cerimônia de abertura artistas, políticos e estudantes, além de atores que fizeram parte do elenco sergipano do longa, como Ivilmar Gonçalves, Diane Veloso e Thiago Marques. Na ocasião, foram homenageados o sociólogo Sergio Amadeo e o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, representados pelo também homenageado Cláudio Prado, produtor cultural e teórico da cultura digital que recebeu das mãos da diretora executiva do Curta-Se, Rosângela Rocha, o prêmio de Colaborador da Cultura Digital. O evento contou, ainda, com show da cantora americana Jessie Evans.

Orgulho

Logo após a exibição do filme, vencedor do 'Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção Brasileiro', eleito pelo júri popular no Festival de Cinema do Rio de Janeiro (2010), ficou nítido o sentimento de orgulho que tomava o ambiente. Seja pela história do célebre sergipano, ou pelo próprio longa em si, que revelou ao Brasil um pouco de Sergipe.

"Valeu muito a pena a gente ter vindo aqui hoje assistir esse filme. Ficamos muito surpresos, o Michael porque não conhecia a história e eu porque, apesar de conhecer, não tinha noção de como o filme era bonito. Além do mais, é bom reconhecer atores sergipanos em filmes nacionais. Estão todos de parabéns!", diz Isabele Marques ao lado do esposo Michael Lázaro.

Além da estreia, ‘O Senhor do Labirinto' terá mais dois dias de exibição durante o festival: 13 de setembro, às 14h, no Sesc Centro, e no dia 15, às 10h, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes. Mais informações sobre a 11ª edição do Curta-SE  podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.casacurtase.org.br ou pelo telefone (79) 3041-8563.