Secretário da Educação recebe comissão da Câmara Municipal

Educação
13/09/2011 17h07

Com o objetivo de esclarecer o impasse quanto a não realização do tradicional Desfile Cívico Estudantil realizado na Rua Bahia, bairro Siqueira Campos, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, recebeu nesta terça-feira, 13, em seu gabinete, os vereadores Jony Marcos (PRB), Bertulino Menezes (PSB) e Emanoel Messias (PRP). A visita se deu em virtude da criação de uma comissão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que tem a finalidade de estabelecer um consenso entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), no que diz respeito à realização do desfile.

Segundo Antônio Bittencourt Júnior, o Sindipema enviou ofício à Semed comunicando que a categoria decidiu, em assembléia, pela não realização do desfile e que, em razão da luta pelo reajuste salarial, seria inviável a participação dos educadores no evento cívico. "O posicionamento do sindicato é um ato de extrema violência e fere a tradição, já que o professor é o grande entusiasta do evento, sem o qual sua realização se tornou inviável. Quanto ao reajuste, a Prefeitura de Aracaju está agindo conforme a lei e, assim sendo, paga o piso estabelecido para a classe do magistério", garantiu o secretário. 

De acordo com o presidente interino da CMA, o vereador Jony Marcos, é lamentável que o ano de 2011 seja marcado como o ano em que o desfile cívico do bairro Siqueira Campos foi boicotado. "Antes pensávamos que o evento não aconteceria por resistência do gestor público, mas, pelo que percebo e vejo no ofício enviado pelo sindicato no dia 8 de agosto, entendo que a ação da categoria foi decisiva para o cancelamento", ressaltou Jony Marcos ao ler o seguinte trecho do documento: "Informamos que a categoria reafirmou a deliberação de não participação das escolas no Desfile Cívico deste ano, bem como no Encontro Pedagógico promovido pela Semed". 

Indignação

Demonstrando sua indignação quanto ao boicote do desfile cívico, o vereador Bertulino Menezes critica a atuação do sindicato. Para ele, o evento realizado há mais de 30 anos fomenta o patriotismo e oportuniza ao professor as práticas de civismo junto aos alunos. "Os professores entendem que o exercício de sua cidadania passa pelo civismo e pela formação cidadã dos seus alunos. Se negar a participar do desfile é ministrar uma aula de incivilidade a comunidade escolar e a população", salientou Bertulino, satisfeito com o atendimento imediato do secretário municipal da Educação. 

Ao final da reunião, a comissão representada pelos três parlamentares decidiu que irá convidar membros do Sindipema para dialogar e tentar chegar ao entendimento. Será enviado aos mesmos um ofício, a fim de garantir a participação efetiva dos profissionais do magistério numa audiência pública que tratará do assunto. "Entendemos que a CMA está cumprindo seu papel e por isso a Semed se mantém aberta aos diálogos sugeridos por parlamentares da Casa", concluiu Antônio Bittencourt Júnior.