Com o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está incrementando o programa de empregabilidade. A Presidente da Fundat, Telma Pimentel, vem realizando uma série de reuniões com empresários de diversos segmentos da economia aracajuana para ampliar o numero de empresas parceiras e, com isso, ampliar o acesso dos cidadãos qualificados ao mercado de trabalho.
Agora a rede de supermercados Bompreço e a empresa de transportes Viação Progresso se tornaram parceiras da prefeitura. As duas empresas acenaram favoráveis ao projeto porque a disponibilização de profissionais capacitados para o mercado de trabalho atende às necessidades dos setores da economia aracajuana.
De acordo com o diretor presidente da Viação Progresso (Transporte Tropical), Adierson Monteiro, o setor de transportes de Aracaju emprega cerca de cinco mil pessoas. Ele explica que falta mão de obra qualificada no mercado e a ação da Fundat surge para suprir essa demanda. "O setor de RH da nossa empresa já está instruído para requisitar profissionais qualificados pela fundação, diante das necessidades apresentadas", esclarece.
O diretor de uma das lojas da rede de supermercados Bompreço, Edilson Alves, também está apoiando o projeto de empregabilidade da Fundat. Ele relatou que a empresa tem encontrado dificuldades para admitir pessoal capacitado e que tem investido no treinamento. "Normalmente nós absorvemos a mão de obra e a qualificamos para atender a área que estamos precisando. Contratar o profissional já treinado é um avanço importante", destaca.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, afirmou que os resultados obtidos com ambas as empresas são mais um exemplo de que a fundação está trilhando no caminho certo. "Atualmente são mais de 15 empresas e instituições que aderiram ao nosso programa. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, visando sempre o crescimento da empregabilidade em Aracaju", comenta.