Moradores das comunidades Ponta da Asa I e II, no bairro Lamarão, zona Norte da capital, comemoram as transformação pela qual a localidade passou. As mudanças foram notadas depois que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou uma série de melhorias com o propósito de promover a qualidade de vida da população.
Nos últimos meses, várias vias passaram pelos serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, construção de calçadas e implantação de meio-fio, das redes de água, esgotamento sanitário e energia. Os investimentos de R$ 4,2 milhões devem possibilitar, ao fim da obra, a urbanização de 30 vias, totalizando 3,5 km.
Ao todo, serão 22.627 m² de pavimentação em paralelepípedo e 11.133 m² de calçadas. A obra ainda vai adequar 1.100 m de rede de energia, 3.300 m de rede de água e 2.800 m de rede de esgoto, que terá 1.924 m de bueiros instalados, beneficiando cerca de 250 famílias.
Satisfação
Na rua Vitória, o borracheiro José Alves dos Santos, residente do bairro há 18 anos, revela que a pavimentação do local foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos anos. "Antes vivíamos na lama, não tínhamos acesso a quase nada; hoje está bom para tudo", revela.
As melhorias, segundo Santos, permitem aos moradores ir ao trabalho e ao médico com facilidade. "Até a segurança melhorou, pois antes as viaturas policiais nem entravam aqui. Agora sempre vemos as rondas e os marginais foram embora", acrescenta.
Moradora da rua A, a dona de casa Marleide Maria dos Santos lembra das dificuldades que enfrentava em épocas de chuva, com a via em condições ruins. "A situação era crítica. A gente tinha que colocar sacolas plásticas nos pés para sair de casa. Isso quando a gente saía de casa, porque em algumas ocasiões nem isso foi possível", relata.
Comparando com os anos anteriores, Marleide diz que agora tudo ficou bem melhor. Ela concorda com José Alves ao também mencionar que atividades simples do cotidiano também estão mais fáceis, como uma ida ao médico, por exemplo. "Agora está uma maravilha, essa pavimentação ajudou muito. Está tudo ótimo", completa.