A quarta-feira, 14, foi especial para os integrantes do grupo de convivência "Cantando para a Vida", da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo de Souza. O grupo visitou o Palácio-Museu Olímpio Campos e na oportunidade os usuários puderam aprender mais sobre a história de Sergipe.
De acordo com a gerente da USF, Priscila Silveira, as atividades lúdicas do grupo "Cantando para a Vida" além de uma forma de sair da rotina, são também um exemplo de como o convívio social e o contato com a arte contribuem para uma vida mais saudável. "O grupo Cantando para a Vida surgiu em fevereiro de 2010 e desde então tem incentivado os usuários da Unidade na adoção de hábitos saudáveis. Com as atividades de arte, lazer e promoção em saúde do grupo, diversos pacientes que sofriam de hipertensão, diabetes e outras enfermidades têm conquistado qualidade de vida", afirma a gerente da USF Osvaldo de Souza.
Em visita pela primeira vez ao Palácio Museu Olímpio Campos, a costureira aposentada Ademilde dos Santos, 61, não disfarçou o encantamento com o histórico espaço. "É ainda mais belo por dentro. Os quadros, as paredes, os móveis tudo chama muito a nossa atenção. O grupo de convivência está sempre nos surpreendendo com atividades diferentes", disse Ademilde.
Convivência
Integrante do grupo "Cantando para a Vida" desde o seu surgimento, Ademilde ressalta as relações sociais conquistadas como também qualidade de vida. "Já fiz muitas amigas e, como sou hipertensa, também aprendi que devo tomar cuidados para controlar a hipertensão como comer alimentos leves, beber muita água e fazer exercícios físicos frequentemente", explica a costureira aposentada que também é aluna do Programa Academia da Cidade.
Os novos integrantes do grupo de convivência também ficaram encantados com o passeio. Corina Rodrigues, 59 anos, é diabética e conta que entrou para o "Cantando para a Vida" há alguns meses e a cada dia tem novos motivos para buscar hábitos saudáveis. Para ela, a visita ao Palácio Olimpio Campos foi inesquecível.
"Gostei muito do passeio e pretendo voltar mais vezes ao museu. Apesar do pouco tempo junto ao grupo já posso citar diversos benefícios que ele me proporciona. Aprendi diversos cuidados com a saúde através das palestras e rodas de conversa junto aos profissionais de saúde, além de conquistar novas amizades", falou Corina Rodrigues.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, os grupos de convivência são uma ação estratégica da Secretaria Municipal da Saúde. "Nas Unidades de Saúde da Família da Capital os grupos não só incentivam a adoção de cuidados em saúde para hipertensos, grávidas, diabéticos, pessoas da terceira idade, como também alertam para importância de sempre buscar ajuda médica, evitando os riscos da automedicação", ressaltou.