Tendo em pauta a discussão de demandas jurídicas de comunidades afro-religiosas, a Coordenadoria Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Copir) reuniu-se, na última terça-feira, 13, com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Sergipe. A necessidade de interlocução partiu de problemas levantados no último encontro da coordenadoria com os movimentos sociais negros, afro-religiosos e afro-culturais.
A motivação específica para a reunião com a OAB foi a deliberação de sentenças judiciais que tem impedido três locais de culto do candomblé de realizarem suas atividades religiosas. Considerando as dificuldades financeiras das lideranças desses terreiros e casas de santos, e também seu despreparo para lidar com questões legais, a Copir decidiu intervir levando as reivindicações à entidade jurídica.
Segundo Florival de Souza Filho, coordenador da Copir, a atuação do órgão no caso foi imperativa, uma vez que é a sua responsabilidade garantir que os movimentos sociais sejam ouvidos pelo poder público. “As religiões afro-brasileiras são parte da nossa história e têm uma representação enorme para a cultura brasileira, por isso é importantíssimo que o setor público as reconheça e as valorize. E é isso que a Prefeitura tem feito através da Secretaria de Participação Popular”, afirma Florival.
Estiveram presentes na reunião a professora Martha Sales, Iyalaxé e coordenadora de projetos da ONG Sociedade Omolàiyé; Mary Mansuet, Delegada de Polícia Civil e Iyalorixá; a Iyalorixá Mão Silvania e o Babalorixá Pai Joselino Conceição. Na oportunidade o advogado Cláudio Miguel, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, comprometeu-se a colocar a reivindicação em pauta junto à comissão. Caso o comitê aprove o envolvimento da entidade poderá ser aberto um mandado de segurança.
Consciência Negra
Nesta quarta, 14, foi realizada uma outra reunião entre Coordenadoria Municipal de Promoção à Igualdade Racial e movimentos sociais. Junto às lideranças afro-religiosas e da capoeira, a Copir discutiu a construção de parcerias para a promoção de atividades no mês de novembro, quando se comemora o mês da consciência negra. Já estão confirmadas entrega de medalhas de honra ao mérito, uma sessão especial na Câmara Municipal, uma caminhada contra o racismo, e uma programação musical a ser realizada no Parque da Sementeira.