Edvaldo abre 2ª Conferência Municipal da Juventude

Agência Aracaju de Notícias
15/09/2011 13h32
Início > Notícias > Edvaldo abre 2ª Conferência Municipal da Juventude

O prefeito Edvaldo Nogueira participou na manhã desta quinta-feira, 15, da abertura da 2ª Conferência Municipal da Juventude. Promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude, o evento visa possibilitar a discussão de políticas públicas para os jovens da capital. Além disso, a programação prevê um dia inteiro de atividades culturais, palestras, apresentação de trabalhos, oficinas, campeonatos, atividades esportivas, além de um show de encerramento com a banda Alapada.

A conferência ocorre na praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, zona Sul da capital, e reúne centenas de estudantes das escolas públicas da capital. O encontro de hoje, que tem como tema ‘Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos’, foi precedido de outras 19 conferências livres que envolveram mais de mil alunos, 20 dias atrás.

De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Antonino Cardoso, esse é o momento de consolidar políticas públicas que envolvam questões ligadas aos jovens. “Este é um dia de celebração da juventude, o primeiro passo para a consolidação dessas políticas. A criação da coordenadoria já demonstra uma grande preocupação da prefeitura com os jovens, pois é um espaço voltado exclusivamente para eles”, comentou Antonino.

Políticas públicas

No discurso de abertura da conferência, o prefeito ressaltou ser de fundamental importância a realização dela em um espaço que foi pioneiro no país, que é a Praça da Juventude. Inaugurado em 2010, o equipamento faz parte de um projeto do Ministério do Esporte, que implantará unidades em todo o Brasil. Em Aracaju, a Prefeitura vai levar a iniciativa a mais quatro bairros da capital, até o final do próximo ano.

Edvaldo Nogueira destacou que a juventude da capital ganhou muito espaço no município nos últimos cinco anos. Segundo ele, não há ninguém melhor que os jovens para construir o futuro de uma nação. “Se não derem voz à juventude, não há como construir uma história”, declarou o prefeito.

Ainda de acordo com o Chefe do Executivo Municipal, a realização da Conferência Municipal da Juventude contribui para que todos possam ser ouvidos na elaboração de um plano com políticas voltadas a esse público. “Poucos fizeram o que nós fizemos para os jovens. O que pensamos para vocês pode não ser o melhor para vocês, por isso é de extrema importância a abertura desse espaço de debates, onde vocês vão discutir reivindicações e necessidades”, completou Edvaldo Nogueira.

A solenidade foi encerrada com uma batalha de B Boys (competição entre rapazes que dançam hip-hop) ao som do grupo Nação Hip-Hop Brasil.

Programação

Pela manhã, os estudantes que participarem da Conferência assistirão à palestra 'Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos: os desafios da luta pela aprovação do Plano Nacional de Juventude', com Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, e a vereadora Karla Trindade (PC do B). Trindade foi a primeira coordenadora de Juventude do Município e estava à frente da conferência do ano passado.

Durante a tarde, as discussões concentram-se em cinco Grupos de Trabalho (GT), oficinas, campeonatos esportivos, aulão de ginástica dançante e show com Alapada, Rala Coxa e Hot Black.

Presenças


Participaram da solenidade de abertura, ainda, os secretários Bosco Rollemberg (Assistência Social e Cidadania), Antônio Bittencourt (Educação), Fábio Mitidieri (Esportes e Lazer), Tânia Soares (Governo), Waldoilson Leite (Cultura e Turismo) e Marcos Cardoso (Comunicação). Também esteve presente o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o vereador Danilo Segundo e o secretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais, Chico Buchinho.