Prefeitura inclui novas famílias no CadÚnico

Família e Assistência Social
15/09/2011 16h49
Início > Noticias > 47415

Novas famílias estão sendo incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) da Prefeitura Municipal de Aracaju, através de mutirões que estão sendo realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O número de novas inclusões já chega a 255, podendo se aproximar da casa dos 500 até o final deste mês.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está realizando nesta quinta-feira, 15, mais um mutirão, desta vez no Cras Gonçalo Rollemberg Leite, na rua Alagoas, bairro José Conrado de Araújo. Já no próximo dia 22, repete a ação no Cras Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão. Nestes dois mutirões devem ser atendidas mais de 200 pessoas, segundo estimativa do secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Para o mutirão desta quinta-feira, a Semasc montou uma estrutura para atender 100 pessoas, mas ainda no meio da manhã, mais de 50 senhas haviam sido entregues, o quer indica que o número de atendimento pode superar a expectativa.  A maioria das pessoas atendidas ainda não possuía inscrição no CadÚnico. Apenas uma pequena parte dos usuários foi ao Cras para atualizar as informações cadastrais.

Uma parcela significativa dos usuários foi em busca dos serviços da Corregedoria do Tribunal de Justiça, presente no Cras através da parceria firmada entre a Semasc e o TJ, para a emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito e ainda a declaração de nascidos vivos.  Uma das pessoas a usar o serviço foi Pedro Horácio dos Santos 75 anos. "Vim solicitar a segunda via da minha Certidão de Casamento. A iniciativa de fazer esse mutirão foi muito positiva", informou.

Já Maria Helena Pereira Neves, 57 anos, foi ao mutirão movida pela vontade de se tornar uma beneficiária do Bolsa Família. "Estou desempregada e morando de favor na casa de uma família amiga. Já não posso mais trabalhar porque sou cardíaca e ainda sofro da coluna. Além disso, ainda faltam três anos para eu me aposentar", disse.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou mutirões para a inclusão de novas famílias nos Cras Santa Maria, Coqueiral, Porto D'Anta, Risoleta Neves (bairro Cidade Nova), João de Oliveira Sobral (Santos Dumont) e Gonçalo Rollemberg Leite.