Em uma das tendas da 2ª Conferência Municipal da Juventude, que foi realizada nesta quinta-feira, 15, na Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou o Ponto da Prevenção. A intenção da secretaria foi disponibilizar, para a garotada, um espaço de conversa sobre promoção e educação em saúde. Cerca de 20 profissionais da SMS estiveram presentes no evento.
O vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, participou da abertura do evento e ressaltou a importância da prevenção. "Aproveitamos o espaço da Conferência da Juventude para realizarmos mais uma ação de promoção e educação em saúde. Através do Ponto da Prevenção, foi criada uma excelente oportunidade para que os jovens pudessem conversar com especialistas de forma descontraída", diz Silvio Santos.
O Ponto de Prevenção foi organizado através da parceria das equipes do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, Programa Saúde na Escola (PSE) e a Coordenação de Promoção à Saúde. De acordo com o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a ação da secretaria no evento também teve a intenção de fazer com que o jovem reflita sobre sexualidade.
"Abordando temas sobre como evitar a gravidez precoce e a importância da prevenção da Aids e das DST, a nossa intervenção aqui é também para ajudar a juventude a entender que a sexualidade pode ser exercida de forma segura e com responsabilidade", afirma Andrey.
A tenda foi decorada com banners que trazem as campanhas educativas da secretaria, como o combate à sífilis na gravidez, prevenção à Aids e DSTs, hepatites virais, a Caderneta do Adolescente, as políticas e estratégias do PSE, dentre outros. No local, a SMS também disponibilizou preservativos, exemplares da Caderneta do Adolescente e da capa de cadernos de divulgação do PSE.
Rodas de conversa
No Ponto da Prevenção os profissionais utilizaram a técnica roda de conversa para abordar os temas de saúde com a garotada. Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão: Educação Popular em Saúde e Inovação, Murilo Brito, a metodologia é uma estratégia da Política Nacional de Humanização para melhorar o diálogo com a população.
"A disposição circular da roda é uma metodologia que reproduz as formas comuns de conversa entre as pessoas. Essa técnica vem sendo potencializada nacionalmente no setor da saúde, porque possibilita que todos dentro da roda fiquem no mesmo nível de poder, independente do nível de saber e de conhecimento de cada um. A roda de conversa tem sido uma estratégia acertada e facilitadora", diz Murilo.
A referência técnica do PSE, André Calazans, também participou da rodada de conversas com um grupo de alunos do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte. Para a estudante Manuela Souza a saúde pública tem se aproximado muito da juventude. "Dentro da escola, já participamos de muitas atividades sobre gravidez na adolescência e prevenção a doenças como Aids. Isso é importante porque tem meninas que não têm liberdade para conversar sobre esses temas com os pais", diz Manuela.
Caderneta
Após a roda de conversa, os alunos receberam a Caderneta do Adolescente. "Esperamos juntar seis a oito alunos para formarmos a roda. Conseguimos construir um diálogo horizontal, ou seja, tanto os técnicos quanto os próprios jovens expõem suas opiniões sobre os temas relacionados à sexualidade. Depois apresentamos o conteúdo da caderneta e explicamos como ela útil se bem utilizada", explica Helga Muller, referência técnica do Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem de Aracaju.
Ainda segundo Helga Muller, a Caderneta do Adolescente está sendo distribuída durante as ações desenvolvidas pelo PSE, em 27 escolas da rede pública de Aracaju. A caderneta do Adolescente é colorida, tem formato de livreto e traz de forma educativa informações a respeito das descobertas e mudanças do corpo dos adolescentes. Ao todo são 51 páginas, com tópicos sobre todas as principais curiosidades da garotada: adolescência, puberdade, ciclo menstrual, sexualidade, sexo seguro, projeto de vida e ainda informações sobre o Estatuto das Crianças e dos Adolescentes (ECA).