Aracaju recebe pesquisa sobre turismo

Funcaju
16/09/2011 09h29
Início > Noticias > 47461

Durante esta semana, a pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Vanessa Figueira Froese, esteve realizando uma série de entrevistas para a elaboração do índice de competitividade do destino indutor do desenvolvimento turístico regional em Sergipe. Em Aracaju, todo o processo para que a pesquisa acontecesse foi coordenado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju).

"O questionário é divido em 13 aspectos de análise. Além das entrevistas, que estão sendo realizadas com entidades públicas e privadas, foram feitas visitas técnicas aos atrativos e equipamentos turísticos da cidade. Ao final desse estudo, a FGV encaminha o resultado pra o Ministério do Turismo, que o apresenta aos destinos indutores", explicou a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, que está acompanhando Vanessa Figueira Froese durante a pesquisa.

Esse relatório do índice de competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, realizado pela FGV, foi encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional. Para o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, a pesquisa é de extrema importância para o turismo sergipano. "Pensando no desenvolvimento turístico de Aracaju, geramos resultados positivos para Sergipe como um todo. Como a nossa cidade é a porta de entrada do estado, ela deve estar sempre preparada para receber bem os turistas que aqui chegam", disse.

Segundo Vanessa Froese, o objetivo é entrevistar todos os setores que direta e indiretamente impulsionam o setor turístico em Aracaju. "A meta é avaliar o estágio de desenvolvimento atual para que os 65 destinos indutores no Brasil alcancem a qualidade necessária para se tornarem competitivos internacionalmente", completa a pesquisadora.

Destinos Indutores

Destinos Indutores são aqueles municípios com a maior e melhor infraestrutura de cada região. Cada cidade escolhida precisa possuir um conjunto de atrativos qualificados, identificados através de pesquisa da consultoria internacional realizada pelo Ministério do Turismo.

Esses municípios recebem do Ministério do Turismo orientação e capacitação para desenvolver e elaborar um plano de ação a fim de alcançar um nível de competitividade internacional. As cidades são responsáveis por induzir o desenvolvimento na região turística. Em todo o Brasil, foram classificados pelo MTur 65 destinos indutores. Em Sergipe, apenas Aracaju é considerada um destino indutor.