Prefeitura apóia Dia de Limpeza de Praia

Serviços Urbanos
16/09/2011 09h58
Início > Notícias > Prefeitura apóia Dia de Limpeza de Praia

Neste próximo sábado, 17, será comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Praia. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está apoiando a realização do evento na capital sergipana, que está sendo promovido pela Coca-Cola, através da Companhia de Bebidas e Alimentos do São Francisco (CBA). O evento acontecerá das 9h às 12h nos arcos da orla de Atalaia e na Passarela do Caranguejo.

O apoio da Prefeitura será com a participação de 12 agentes de limpeza, com o suporte de uma caçamba, um caminhão coletor e um caminhão de coleta seletiva. "Durante toda a manhã de realização do evento, os voluntários irão recolher os resíduos descartados na extensão de areia da praia e depositarão no caminhão coletor", informa Reinaldo Souza, coordenador do Aterro Controlado. "Os resíduos recicláveis serão separados e encaminhados à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, conhecida como a Care", acrescenta.

Evento

O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi instituído pelo Ocean Conservancy em 1986, quando 2.800 voluntários recolheram lixo ao longo da Costa do Texas, nos Estados Unidos. Em um segundo momento, a campanha evoluiu para a coleta de dados sobre os tipos e a quantidade de resíduos sólidos descartados, objetivando chamar a atenção dos cidadãos para os problemas causados pela poluição.

Os dados coletados também servem para dar suporte a ações de preservação e educação ambiental. O Dia Mundial de Limpeza de Praias é comemorado em quase todo litoral brasileiro e em vários outros países. A ação é voltada à conscientização para a redução da poluição no meio ambiente.

Limpeza regular

Segundo o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, a limpeza das praias de Aracaju acontece com frequência. "Todas as segundas, terças e sextas-feiras estamos executando o serviço de limpeza da praia de Atalaia, no perímetro que vai do farol ao bar Paraty. O apoio da população é fundamental", reforça.

O recolhimento de lixo e gadanhamento da área são realizados por duas equipes com 12 trabalhadores. De acordo com a Emsurb, os materiais recolhidos com maior frequência são cascas de coco, copos descartáveis e bagaços de cana.