Fundat entrega certificados de Corte e Costura

Formação para o Trabalho
16/09/2011 10h45
Início > Noticias > 47464

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está presente em vários bairros de Aracaju, qualificando e preparando o cidadão para o mercado. É o que acontece na comunidade do Pantanal que, diante da parceria firmada com a Associação de Arte e Cultura Comunidade Pantanal - Projeto Chama (Conselho Humanitário para Arte e Movimento em Aracaju), recebeu o curso de Corte e Costura.

O treinamento, que reuniu 29 mulheres, concentrou donas de casa que desejam desenvolver a atividade de costureira. A proposta da associação é formalizar uma cooperativa de trabalho para melhorar a vida da população. A entrega dos certificados aconteceu nesta quinta-feira, 15. 

A instrutora e costureira Ana Angélica Andrade Santos ministrou as aulas. Há alguns anos a profissional é instrutora da fundação e, diante da sua experiência, relatou que é gratificante trabalhar em comunidades. "Não é a primeira vez que dou aulas nessa associação. Tive a oportunidade de ver várias alunas crescerem profissionalmente, fato que contribuiu para a obtenção de uma renda, elevação da autoestima e, sobretudo, uma vida melhor", esclarece.

 Empreendedorismo

 As alunas aprenderam a confeccionar vestidos e blusas em malha, bermudas em tecido plano, camisas para homens e outras peças. O curso teve uma carga horária de 60 horas. Para a dona de casa Domingas Souza, que já havia feito outros cursos da Fundat, sua renda já melhorou após a capacitação. "Sei que faltam profissionais nessa área. Apostei nesse curso e já estou ganhando dinheiro", afirma.

Cleoneide Gonçalves Menezes, 46 anos, explicou que já tinha algum conhecimento na área de corte e costura e que precisava de um aperfeiçoamento. "Busquei a especialização e já estou trabalhando por conta própria. Resolvi investir fazendo reformas em roupas. Estou correndo para dar conta do serviço porque muita gente me procura", declara.

Fortalecimento

Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto Chama, Dora Martha Ruas Lisboa (Tia Dora), ao a parceria com a Fundat foi muito importante para as mulheres da comunidade. "Acredito no trabalho de produção dessas mulheres. A Fundat sempre nos atende com instrutores e o material necessário para o desenvolvimento dos cursos, e sabemos que o órgão vislumbra e acredita no projeto", afirma.

Tia Dora garante que acredita no poder de transformação social dos indivíduos e, com base nessa premissa, conduz os trabalhos no Projeto Chama. "Queremos a família na nossa instituição e o governo municipal está nos ajudando a levar cidadania a esta comunidade. Isso nos fortalece", disse.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, entregou os certificados de conclusão do curso. Na oportunidade elogiou a determinação das alunas e da coordenadora pedagógica do Projeto Chama. "Tenham a certeza que compartilhamos do mesmo pensamento. Acreditamos no potencial do ser humano e estamos à disposição para essa nova empreitada", afirma.

O técnico do Programa de Microcrédito da fundação, Agnaldo Araújo, fez palestra sobre as linhas de crédito disponíveis para aquelas que desejam iniciar um pequeno negócio. "Nós fazemos todo o acompanhamento técnico. Qualquer dúvida estamos à disposição na sede da fundação, situada na rua Pacatuba, 104, Centro", convida o técnico.