SMS debate tabagismo com 1.700 jovens

Saúde
16/09/2011 15h59
Início > Notícias > SMS debate tabagismo com 1.700 jovens

 

Cerca de 1.700 Alunos da Escola José Rolemberg Leite tiveram uma manhã de atividades diferentes nesta sexta-feira, dia 16. Na 4º edição da feira de ciências do colégio, 'Saúde' e 'Prevenção' foram temas de debates. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do evento levando aos estudantes um alerta sobre os riscos e males do tabagismo.

A enfermeira Clarissa Franco, referencia técnica da Coordenadoria de Promoção a Saúde explica que, de acordo com o Ministério da Saúde, em todo Brasil jovens e adolescentes estão vulneráveis ao vício do cigarro. “Um dos agravantes é que muitos deles estão sendo expostos precocemente ao cigarro. A curiosidade do jovem unida ao desconhecimento dos riscos do tabagismo e a propaganda desses produtos é uma combinação perigosa", explicou

Clarissa Franco também destacou que muitas pessoas não sabem, mas o cigarro contém componentes sintéticos, como gosto e cheiro doce que também contribuem para o surgimento de doenças crônicas não-transmissíveis como hipertensão e até mesmo o câncer.

Lições 

Para a professora Maria Vilma, o diálogo com os alunos aconteceu em um momento importante. Na opinião da professora, o combate ao tabagismo, além de ser um benefício para saúde, é também um importante aprendizado para a vida.

"O cigarro é extremamente nocivo e também pode ser uma porta de entrada para o uso de drogas como álcool, maconha e até mesmo crack. É muito importante que os adolescentes criem a percepção de que para viver bem é preciso evitar qualquer tipo de vício e sempre buscar hábitos saudáveis", afirma Maria Vilma.

Os alunos também colaboraram no debate sobre o tabagismo. A estudante Francielle de Jesus conta que a turma do primeiro ano do ensino médio montou um estande com várias informações sobre os malefícios do fumo.

"Criamos vários cartazes e distribuímos panfletos. Procuramos mostrar para nossos colegas e amigos que a maior parte das doenças causadas pelo cigarro são difíceis de serem percebidas e, quando o fumante descobre, já é quando as enfermidades podem estar em estágio avançado", diz a estudante.

Combate

A SMS realiza, desde 2004, ações estratégicas de promoção em saúde e prevenção do tabagismo na capital. O secretário municipal da Saúde, Silvio Santos conta que é importante continuar estreitando os laços entre as escolas e os profissionais de Saúde.

"Esse canal de debate contra o tabagismo é fundamental. E vamos continuar incentivando e intensificando esse trabalho preventivo através de atividades de promoção à saúde envolvendo a juventude, seja pela Academia da Cidade, Programa Saúde na Escola. E por isso mesmo, estamos fortalecendo e integrando políticas públicas para ampliar os cuidados em Saúde entre os adolescentes e jovens", defende Silvio Santos.