SMTT inicia campanha educativa nas escolas

Agência Aracaju de Notícias
16/09/2011 14h39
Início > Notícias > SMTT inicia campanha educativa nas escolas

Estimular o respeito à faixa de pedestre e disseminar a consciência de uma travessia segura. Estes são os objetivos da Superintêndencia Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que vem intensificado a realização de campanhas educativas com foco nos pedestres, consideradas as principais vítimas fatais dos acidentes com atropelamento na cidade. Pensando nisso, a SMTT inicia uma série de atividades educativas nas instituições de ensino da capital, com o objetivo de incentivar os alunos a se tornarem multiplicadores para o uso consciente e seguro da faixa de pedestres.

A primeira atividade teve início na manhã desta sexta-feira, 16, com alunos de 2 a 10 anos do Centro Educacional Infantil Cena, no bairro Farolândia. Os alunos puderam aprender na prática a importância da travessia segura, através da sinalização de uma faixa de pedestres na frente do colégio. Durante a atividade, a equipe de orientadores da Educação para o Trânsito da SMTT acompanhou de perto o trabalho das crianças, como também aproveitou para dar dicas e orientações sobre o uso correto da faixa.

"Logo na infância, as crianças ficam mais suscetíveis a incorporar mudanças de hábitos e realmente aplicá-los na prática. Além disso, elas atuam como pequenos fiscais de toda família para verificar se eles estão seguindo as regras do trânsito de forma segura e correta. No caso dos pedestres, a ênfase fica por conta de como eles realizam a travessia nas ruas e de como eles trafegam nas vias públicas sem o risco de se envolverem em atropelamentos", explica a psicóloga da área de Educação para o Trânsito da SMTT, Rita Luz.

Atividade

A tinta utilizada pelos alunos é feita à base d'água e, portanto, não traz nenhum risco de intoxicação para as crianças. Depois da atividade recreativa, uma equipe de agentes da SMTT realiza a pintura final da faixa, com tintas apropriadas para fixação no asfalto. Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, capitão José Luiz Ferreira, até o mês de outubro já está programada a participação de mais cinco escolas nesse tipo de atividade, inclusive dos centros de ensino público da capital.  

"Para este mês, três escolas particulares já estão programadas para realizarem o ato simbólico de pintura das faixas, que é a CCPA, Santa Chiara e Intelectus. Alguns colégios públicos no Bugio e Santos Dumont já manifestaram interesse e estamos providenciando os últimos ajustes. Caso as escolas se interessem pela atividade, podem entrar em contato com a SMTT e solicitar o agendamento de uma dessas ações", explica o capitão José Luiz.

Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a idéia de implantar nas escolas esse tipo de atividade ajuda a fomentar o respeito e educação no trânsito desde as mais tenras idades. "A escola é um espaço fundamental para fomentar e promover a educação para o trânsito. A ideia é multiplicar esse tipo de atividade em outras instituições que se tornem parceiras da cidadania. A construção da mobilidade urbana  sustentável depende de cada um de nós", observa Samarone.

Importância

As mães dos alunos também se mostraram animadas com a realização da atividade. Para a professora e mãe da pequena Mirela, Milena Bastos, a atividade facilita a compreensão das crianças sobre as regras de segurança do trânsito. "Elas conseguem enxergar na prática o porquê deve-se usar a faixa de pedestre ou ainda como devem proceder quando estiverem trafegando nas ruas. Sem dúvidas, isso auxilia no aprendizado delas de uma forma muito mais espontânea e até divertida", diz.

Já a dona Gilene Silva, mãe de uma menina de cinco anos, começa a observar mudanças no comportamento da sua filha, que passou a cobrar maior atenção dos adultos para as regras de trânsito. "Agora, minha filha chama constantemente a atenção do pai para o uso do cinto, a atenção para o sinal vermelho e outras dicas sobre a forma correta de proceder no trânsito. Com certeza, essas pequenas atividades ajudam a deixá-los mais envolvidos com essas questões e mais conscientes como cidadãos", avalia.

Na avaliação da diretora da escola, Sueli Santos, a parceria com a SMTT na educação para o trânsito reforça o aprendizado de futuros cidadãos mais conscientes e com maior respeito das leis de trânsito.  "À medida em que ensinamos sobre o respeito a faixa de pedestres e sinalização, as crianças passam isso para os pais e cobram deles uma conduta correta no trânsito. Este espaço lúdico promovido pela equipe de educação para o trânsito da SMTT só reforça o nosso trabalho e contribui para formar futuros condutores conscientes", opina Sueli.