Pela segunda vez, Maria Rita de Souza se inscreveu na oficina de caixinha de presente. Ela é uma aluna assídua dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que fornece gratuitamente capacitação profissional para garantir empregabilidade e novas oportunidades de renda à população aracajuana. "Eu descobri o curso e adorei. Além de aprender coisas novas, melhorou muito minha renda", afirma.
A Fundat fornece todo o suporte para a execução do curso, proporcionando um espaço adequado, professores capacitados e o material necessário. Com uma turma composta por 20 mulheres, as aulas são bastante produtivas. A aluna Luciene Santana, além de utilizar as técnicas para aumentar sua renda, também está adorando a interação entre as colegas de curso. "Nós aprendemos, nos divertimos, conhecemos pessoas novas e transformamos esse trabalho num complemento da renda familiar", declara.
Segundo a coordenadora de qualificação da Fundat, Rosemare Mendes, a oficina de caixa de presente é muito procurada, já que é fácil de aprender e tem uma rentabilidade boa. "As alunas geralmente usam a caixinha como um acréscimo das suas vendas. É um orgulho para mim quando vejo que elas conseguiram mudar de vida através dos cursos oferecidos pela Fundat", conta ela.
Telma Maria trabalha como professora da Fundat há quatro anos e ensina os mais variados cursos, como biscuit, fabricação de ovos de páscoa e de caixas de presente. "Esse curso é excelente, as alunas saem muito satisfeitas e com expectativa de mudança", explica ela. Durante uma semana, a professora ensina a cortar os moldes, montar e decorar as caixas dos mais variados formatos.
Oficina
O curso é de dez horas e dura uma semana, deixando as alunas com vontade de voltar para aprender mais técnicas. "Elas saem daqui com o conhecimento básico e sempre retornam para se aperfeiçoar e obter conhecimentos novos", conta a professora. É o caso de Maria Rita, que retornou ao curso para treinar e tirar algumas dúvidas. "Minha dificuldade era o acabamento, mas voltei para o curso e agora as dúvidas acabaram", conta ela.
A jovem Isabela dos Santos, de 16 anos, já consegue ver uma oportunidade de ampliar a renda da família. A jovem pretende fazer uma parceria com a mãe, que também está na oficina, e confeccionar caixinhas de presente juntas. "Achei a oficina muito interessante e criativa, por isso me inscrevi. Estou adorando, pena que é pouco tempo, mas pretendo fazer de novo e me aperfeiçoar mais", conta Isabela.
Critérios
Para quem tiver interesse de participar de algum dos cursos ofertados, é necessário ter no mínimo 16 anos e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, em qualquer unidade parceira ou na própria sede da Fundat. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1331.