Passeio ciclístico abre Semana de Trânsito

Transporte e Trânsito
19/09/2011 11h50

A Semana Nacional de Trânsito teve início em Aracaju com a 4ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera, neste domingo, 18. O trajeto foi da praça Fausto Cardoso em direção ao Parque Augusto Franco (Sementeira), e contou com cerca de 800 ciclistas, fora a população que prestigiou os ciclistas na largada e chegada. Bicicletas foram sorteadas entre os participantes do evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e em parceria com membros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (COMSEPAT).

"Todos perceberam que, enquanto seguíamos o percurso, as árvores sorriam para nós. O caminho que devemos construir é o da mobilidade sustentável, tarefa difícil, mas que estamos nos esforçando para consolidar, através da reflexão sobre o assunto com a sociedade. A cidadania é a principal aliada nesse movimento. É chegada hora de refletir a respeito da cultura adquirida pelos aracajuanos e como se deve utilizar no trânsito, que é lugar de pedestres e ciclistas também", afirma o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Na ocasião, foram sorteadas 20 bicicletas entre os ciclistas que acompanharam o passeio. O primeiro felizardo foi o agente de limpeza, Israel Nunes dos Santos. "Estou muito feliz por ter ganhado uma bike nova e por participar de um evento tão importante para todo mundo", comenta.

O evento contou com ciclistas de todas as idades. A pequena Maria Eduarda Gomes, de 8 anos, que também foi sorteada, garante que já sabe a importância do gesto. "Gosto muito e espero andar muito ainda de bicicleta, porque eu sei que é importante para o futuro do planeta", afirma.

Programação

A partir desta segunda-feira, 19, a programação conta com exposição de equipamentos de segurança na área interna do Shopping Riomar, que segue até sábado, 24, sempre das 10h às 22h.

Amanhã, terça-feira, 20, a campanha Chega de Acidentes acontece às 6h30 na rotatória próxima ao posto Sinhazinha. Em seguida, às 8h, o seminário "Pare, pense e mude" acontece no auditório do Sest/Senat, com o cirurgião geral do SAMU, Fábio Alves e o bispo auxiliar Dom Henrique Soares da Costa.

Clique aqui e confira a programação completa.