Rede municipal participa do Dia Mundial da Limpeza

Educação
19/09/2011 14h29

O sorriso da pequena Geovanna Sampaio, de 4 anos, é um símbolo representativo da participação das crianças no projeto ‘Clean Up The World',  conhecido no Brasil como ‘Dia Mundial da Limpeza'. Na manhã desse sábado, 17, cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, localizada no bairro Bugio, participaram da iniciativa internacional e, com sacolas e luvas, realizaram a limpeza da Praia de Aruana, no litoral sul da cidade.

Promovido na capital pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), o ‘Dia Mundial da Limpeza' contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que participou do projeto com 12 agentes de limpeza e o suporte de uma caçamba, um caminhão coletor e um caminhão de coleta seletiva.

Coordenadores escolares, professores e pais de alunos também marcaram presença no local. Com sacolas e luvas, os alunos recolheram materiais recicláveis, como plásticos, papéis e latas, ao longo da área que compreende a nova orla de Aruana. A dona de casa Givanilda Souza Oliveira, 34 anos, acompanhou a pequena Geovanna, que contou com animação como se sentiu ao recolher parte do lixo encontrado na praia. "Coletamos o lixo e o colocamos numa sacola. Tenho certeza que fiz uma boa ação e que pensarei antes de deixar cair qualquer lixo na areia da praia", comemorou.

Preservação

De acordo com as coordenadoras da Emef Manoel Bomfim, Elizabeth Sampaio e Anarlene Bomfim, a participação da unidade de ensino no projeto norteia a prática pedagógica adotada na rede municipal de ensino. "Estamos colocando em prática o que está sendo aplicado em sala de aula, ou seja, estamos selecionando materiais e, com isso, compreendendo ainda mais a importância de cuidar do meio ambiente litorâneo. Tudo isso pode ser repassado aos familiares dos alunos, que já se comportam como multiplicadores de informações", disse.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Lorena de Araújo Corumba, o ‘Clean Up The World' é uma iniciativa mundial que ocorre simultaneamente em 125 países do planeta. "Esse é um projeto da Organização Não Governamental Aqualung, que busca a conscientização ambiental. Além da preservação do meio ambiente costeiro, nossa expectativa é de que possamos coletar o maior volume de lixo possível", destacou a coordenadora.

Evento

Realizado pela primeira vez em uma cidade do nordeste brasileiro, o Dia Mundial de Limpeza de Praias foi instituído pelo Ocean Conservancy em 1986, quando 2.800 voluntários recolheram lixo ao longo da Costa do Texas, nos Estados Unidos. Em um segundo momento, a campanha evoluiu para a coleta de dados sobre os tipos e a quantidade de resíduos sólidos descartados, objetivando chamar a atenção dos cidadãos para os problemas causados pela poluição. Os dados coletados também servem para dar suporte a ações de preservação e educação ambiental. O dia é comemorado em quase todo litoral brasileiro e em vários outros países. A ação é voltada à conscientização para a redução da poluição no meio ambiente.