Cursos de culinária garantem renda extra para os aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2011 15h16

Espalhadas por diversos bairros da capital, as Unidades de Qualificação e Treinamento, núcleos de aprendizado da Prefeitura de Aracaju administrados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), há anos promovem uma série de cursos profissionalizantes que têm contribuído para a geração de renda de muitos aracajuanos. Na unidade do Jardim Centenário, por exemplo, 22 homens e mulheres atualmente participam do curso de Bolos e Tortas e já fazem grandes planos para o conhecimento adquirido.

A agente de saúde Ilná Carvalho Santos, moradora do Santo Antônio, conta que muita coisa tem mudado desde que ela começou a fazer os cursos no local, onde tem adquirido conhecimentos que aumentaram a cartela de produtos que ela oferta para revenda. "Graças a outros cursos que fiz pela Fundat, como o de Pães e Biscoitos e o de Doces e Salgados, eu tenho melhorado muito o meu serviço de encomendas. Agora não falta mais dinheiro no bolso", brinca. "Aprendendo com este curso de bolos e tortas eu espero incrementar ainda mais a minha renda", afirma a funcionária pública.

Ilná conta ainda que as aulas irão lhe servir de base para um curso que ela pretende ofertar em sua comunidade. "Eu faço parte da Associação Luz do Oriente, que realiza uma série de atividades de cunho social como mutirões de saúde e palestras educativas. Os cursos de culinária são algumas das iniciativas que a gente promove", explica. "O que estou aprendendo aqui é um conhecimento que será passado pra frente e vai ajudar ainda mais pessoas", anuncia.

Os cursos da Fundat promovem ainda o compartilhamento de diferentes conhecimentos entre os moradores do bairro, afirma a artista plástica Iza Sheila, que, em alguns dias, irá realizar na Unidade de Qualificação, enquanto voluntária, uma palestra sobre customização de roupas. "Hoje eu estou aqui fazendo um curso de culinária, mas eu tenho outros conhecimentos que eu faço questão de transmitir", conta. "Todo mundo quer melhorar de vida, por isso é muito importante que aquilo que você sabe seja passado para outras pessoas. Eu quero ver todo mundo trabalhando e expandindo", afirma a artista.

Ao todo serão mais de 20 receitas ensinadas nas aulas que acontecem de segunda a sexta das 8h às 11h da manhã. A instrutora Maria Geilza Santos, que há doze anos trabalha ministrando cursos de culinária da Fundat, é a responsável pela oficina. Ela conta que este trabalho lhe trás grande satisfação. "Esse foi o dom que Deus me deu e é por isso que eu amo tanto este trabalho. Eu fico muito feliz e orgulhosa de ver tantos alunos mudando de vida graças aquilo que eles aprendem nas aulas".

Grande procura

Segundo a coordenadora da unidade no Jardim Centenário, Jailda dos Santos Prado, a procura pelos cursos é sempre alta. Moradores do bairro e de outras comunidades próximas buscam as oficinas motivados pela possibilidade de montar um negócio próprio, conquistar o primeiro emprego ou aplicar o novo conhecimento na área em que atuam. Com 70 horas/aula o curso de Bolos e Tortas inclui atividades práticas, conhecimentos teóricos de culinária e até mesmo aulas de relações interpessoais.

Em todos os cursos ofertados pela Fundat os participantes recebem informações sobre o autoconhecimento, diferenças individuais, ética profissional, integração com o grupo, entre outros assuntos. Além de melhorar o convívio entre os participantes da oficina, que é realizada diariamente durante cerca de um mês, as aulas de relacionamento interpessoal contribuem para a elevação da autoestima dos participantes e a preparação para o mercado de trabalho.

Outros cursos

Há ainda mais quatros cursos agendados na Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Centenário. Pães e biscoitos, Telemarketing, Televendas e Biscuit serão as próximas oficinas oferecidas. Mais informações podem ser adquiridas na unidade, localizada na Rua Bela Vista, 37, ou pelo telefone 3179-5930.