SMS estimula práticas saudáveis entre servidores

Saúde
19/09/2011 15h45

Os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza criaram uma programação de incentivo à perda de peso no próprio ambiente de trabalho. O 'Desafio da Saúde' foi o nome dado à ação que teve início na manhã dessa segunda-feira, 19, e já conta com 30 inscritos.

O idealizador da atividade, o enfermeiro Mouriso Ribeiro, explica que médicos, assistentes sociais, dentistas e técnicos da Unidade de Saúde estão entusiasmados com a atividade. Segundo Mouriso, a colaboração de todos é essencial para que o 'Desafio da Saúde' tenha êxito.

"O projeto é um incentivo para que o próprio profissional da saúde adote hábitos saudáveis na sua rotina, combatendo males como a hipertensão, excesso de peso e colesterol alto. Durante três meses faremos um acompanhamento integral junto aos inscritos. Ao final desse prazo, em dezembro, premiaremos com brindes os melhores resultados de perda peso", explica Mouriso Ribeiro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, este é um desafio que estimula a prática de hábitos saudáveis. "Entendemos que para melhorar ainda mais a qualidade do serviço, precisamos cuidar bem dos nossos servidores. Por isso, aceitamos sugestões e apoiamos iniciativas e soluções criadas por eles", explica. A atividade também realiza a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições filantrópicas no bairro Santos Dumont.

Apoio

O Núcleo de Alimentação e Nutrição da SMS e o Programa Academia da Cidade apóiam o 'Desafio da Saúde'. Durante os 90 dias de duração da ação, o Pólo de Atividades Físicas, localizado na Praça Ulisses Guimarães, bairro Santos Dumont, está acolhendo os profissionais, e o Núcleo de Nutrição mobilizou três nutricionistas e oito estagiários de nutrição para realização de um acompanhamento nutricional mensal junto aos inscritos.

"Alimentos leves como frutas, iogurte, peixes, sucos são muito importantes na alimentação de quem deseja perder peso. Por isso, estamos incentivando a adoção de dietas ricas e equilibradas para os profissionais inscritos. Além de tudo, faremos o monitoramento do peso e do índice de massa corporal para que possamos avaliar o desempenho individual de cada um", destacou a nutricionista Rúbia Carvalho.

Promoção em saúde

Por viverem ocupados com uma rotina de trabalho e com diversas outras responsabilidades no próprio lar, muitos profissionais acabam descuidando da própria saúde. A odontóloga Linalda Dantas, 56, conta que enxerga no projeto uma oportunidade para recuperar o bem estar físico.

"Venho tentando perder peso faz algum tempo e com ajuda dos colegas acredito que será mais fácil e divertido emagrecer. O desafio ainda traz o diferencial de proporcionar um acompanhamento integral com atividades e dietas que respeitam o limite de cada um", disse a odontóloga.

Já para a técnica em enfermagem Elielba Alves, 32 anos, o acompanhamento de profissionais especializados é essencial. "Tenho problemas respiratórios e depois de ter meu segundo filho ganhei um pouco de peso. Com o acompanhamento nutricional e físico acredito que poderei reduzir medidas de forma segura e saudável", avalia a auxiliar de enfermagem.

Não é somente o público feminino que aprova a iniciativa. O técnico em odontologia, Edgar Dias diz que já pratica com frequência exercícios e resolveu se inscrever para incentivar os colegas. "Acho que a iniciativa é válida, pois profissionais da saúde também devem buscar hábitos saudáveis. Gosto de esportes como o futebol e resolvi encarar esse desafio para incentivar meus colegas, dando exemplo e perdendo peso", conta Edgar Dias.