Prefeitura de Aracaju lança o projeto Curta SUS

Saúde
19/09/2011 15h36

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança nesta teça-feira, 20, às 09h, o projeto ‘Curta SUS: inovando em saúde com o melhor da arte'. O evento vai acontecer no auditório Abais do Centro de Convenções de Aracaju (CIC).

O objetivo do projeto é utilizar o cinema, por meio de filmes de curta metragem, como estratégia de promoção à saúde. "A idéia é projetar e promover debates sobre filmes com duração aproximada de 30 minutos, especialmente nas unidades de saúde, escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)", explica o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos. 

O coordenador do projeto e do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica da SMS, Murilo Brito, afirma que o objetivo é aproximar cada vez mais o SUS da comunidade. "Estamos apostando na popularidade e no potencial subjetivo do cinema e da diretriz da Educação Popular em Saúde para ampliarmos a aproximação da comunidade com Sistema Único de Saúde (SUS/Aracaju)", explica.

Ainda segundo Murilo Brito, o projeto conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Rede de Atenção Primária da SMS. "O Curta SUS será utilizado como ferramenta de gestão transversal, colaborando com as ações já desenvolvidas pelos programas de promoção e de educação em Saúde desenvolvidos pela SMS", diz.