Detran participa da Semana de Trânsito com palestra itinerante

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2011 17h56

Durante a Semana Nacional de Trânsito, iniciada no domingo, 18, o Departamento de Trânsito (Detran), parceiro da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) no evento, iniciou palestras voltadas para alunos do oitavo e nono ano de escolas particulares e públicas. O objetivo é conscientizá-los dos perigos no trânsito e repassar dicas de segurança para que acidentes sejam evitados. As palestras iniciaram nesta segunda, 19, e seguem até sexta-feira, 23.

Em frente ao Sesc do bairro Siqueira Campos, um ônibus transformado em sala de aula, adaptado com trinta cadeiras, quadro e retroprojetor, agrupava alunos para uma aula de conscientização no trânsito , com dicas de comportamento e de segurança. O ônibus do Detran foi criado este ano com o objetivo de ir às escolas e passar para os estudantes os conhecimentos necessários do trânsito.

Segundo o sargento e psicólogo do Detran, Oscar Silva,  baseado no tema da Semana, ‘Todos Juntos podemos salvar milhões de vidas', foi possível iniciar uma conscientização não só nos adultos, mas principalmente nos jovens, já que eles são a parcela da população em ascensão e futuros condutores. "É muito mais eficiente educar futuros condutores do que reeducar os que já têm experiência no trânsito", conta ele.

Temas

Uso de aparelhos de segurança como o cinto e o capacete, debate sobre fatores provocadores de acidentes de trânsito como o consumo de bebida alcoólica e apresentação dos deveres dos pedestres foram alguns dos temas abordados durante a palestra. "É a partir da educação que podemos mudar a realidade do trânsito, já que o desrespeito às leis é o que causa acidentes", explica o sargento.

Segundo o aluno do oitavo ano Heydson Manuel, a palestra foi muito boa para conscientizar os jovens enquanto condutores, ciclistas ou pedestres. "Aprendi os meus deveres, entendi a importância de atravessar na faixa de pedestre, andar na calçada e sempre pedalar na ciclovia. Acho muito importante esse programa, pois muitas pessoas não conhecem os seus direitos e deveres no trânsito", declara ele.

Cronograma

Nesta terça-feira, 20, o ônibus estará estacionado na Nossa Escola, bairro Coroa do Meio, e a partir de quarta-feira, 21, estará no estacionamento do Shopping Riomar para receber alunos das escolas públicas. "A Semana Nacional de Trânsito não é um fator limitador. Sendo assim, esse programa pode ser estendido para difundir o conhecimento para toda a população que se interesse no programa. O ônibus foi montado com a finalidade de capacitar o jovem ou adulto a um sistema de trânsito melhor e mais seguro", explica.