Estudantes abrilhantam desfiles cívicos da capital

Educação
19/09/2011 18h11

Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont, participaram na manhã desse domingo, 18, do ‘I Arrastão Ambiental'. O evento, que finalizou o Desfile Cívico Estudantil da comunidade, faz parte do projeto ambiental ‘Se ligue e Recicle', que busca mobilizar a população do bairro para uma correta reutilização do lixo.

Desfilando em cinco blocos temáticos, os alunos apresentaram alternativas para a redução do consumo, a reutilização e a reciclagem de materiais e também para a separação do lixo orgânico. "Para potencializar as ações de conscientização dos moradores, os estudantes distribuíram, ao longo do percurso do desfile, panfletos, sementes e mudas de plantas doadas por uma organização não governamental, além de sabão líquido produzido pelos alunos após o reaproveitamento do óleo de cozinha", contou a coordenadora administrativa da Emef, Itamara Lopes.

Com o apoio do Comitê Ambiental, organização que reúne entidades públicas e privadas, os estudantes ampliaram suas ações mobilizadoras e puderam atingir grande parte da população. "É motivo de alegria testificar o empenho dos estudantes ao abraçar a tarefa de preservar a natureza. Se dúvida, isso vai contribuir para que todos usufruam de uma melhor qualidade de vida", salientou a representante do Comitê, Vilma Nunes.

Ações

Para atrair os olhares dos moradores que prestigiaram o desfile, os alunos da Emef Olga Benário, orientados pelos professores, confeccionaram uma árvore especial. "Renomeamos os frutos com palavras sugestivas, a fim de sensibilizar a população para a reutilização de materiais e outras práticas de preservação do meio ambiente. Assim, poderemos até diminuir a ação destruidora do homem na natureza", destacou a aluna do 5º ano, Alana Feitosa.

Moradora do bairro há 35 anos, a dona de casa Gicelda Moraes aprovou a iniciativa dos alunos. "Acho importante que os alunos repassem para nós tudo que eles aprendem em sala de aula. Se cada um fizer sua parte e cuidar da natureza, viveremos num mundo bem melhor", comentou.

Civismo

Para celebrar a independência do Brasil, alunos matriculados na Emef Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, participaram, na última sexta-feira, 16, do desfile cívico realizado nas imediações da própria unidade de ensino. A exaltação ao civismo esteve aliada à valorização do folclore sergipano. "Nossas crianças precisavam conhecer a diversidade do folclore sergipano e para que isso se tornasse uma atividade ainda mais atrativa, trabalhamos também a importância do civismo", contou.

Danças típicas do folclore local como, taieira, reisado, lambe sujo, cacumbi e chegança, foram representadas pelos alunos matriculados do maternal ao 5º ano do ensino fundamental. Para isso, foram desenvolvidas atividades sobre a importância das diversas manifestações culturais.

"Apesar de Sergipe ser o menor estado da federação, sua riquezas culturais são imensas. A semana do folclore sempre obteve destaque em nossa escola, mas para que os nossos alunos tivessem maior contato com o tema, resolvemos usar vídeos e pesquisas, além de promover bate-papos descontraídos nas turmas", comentou a professora da Emef, Flávia Oliveira.

Satisfação

Vaidosa e inteligente, a aluna do 4º ano, Érica Vieira, se diz conhecedora do assunto. "Representei o reisado e com a fantasia que usei, sorri para todos que me viam e tirei várias fotos para que vissem a importância da dança que aprendi", disse sorridente.

A mãe da aluna, Elaine Cristina Vieira, não esconde a satisfação em ver os resultados dos trabalhos educativos desenvolvidos na escola. "O desfile é o momento em que os estudantes mostram o que é ensinado na escola. É importante que o ‘Dia da Independência' seja sempre lembrado e celebrado pelas crianças, pois a cada ano elas superam as expectativas dos que assistem ao evento", ressaltou.