O Cras Porto D'Anta realizou na tarde desta última segunda-feira, 19, o concurso Vovó gatinha, evento que chega a sua terceira edição com o objetivo de celebrar o mês de setembro, dedicado aos idosos, e resgatar a auto-estima das participantes do grupo da terceira idade Nossa Senhora Mãe dos Pobres. O evento reuniu um bom público e contou com 11 candidatas, que desfilaram ao som de músicas da MPB, tocadas e cantadas por ‘Beto Voz e Violão'.
O título de Vovó Gatinha foi arrebatado por Marieta Bezerra Silva, 71 anos. Há um mês integrada ao grupo de idosos do Cras Porto D'Anta, esta foi a primeira vez que participou do concurso, recebendo a maioria dos votos do corpo de jurados, formado pelos psicólogos Reginaldo Vieira Santos Júnior e Aline Albuquerque de Rezende Guerra, a educadora social Gicélia Barreto Nascimento, pela coordenadora do Cras Coqueiral, Márcia Maria Militão da Hora e por Neide Moreira de Santana.
O jeito alegre de ser de Adelaide dos Santos, 86 anos de idade e há 20 integrante do grupo de idosos, lhe rendeu o prêmio Vovó Simpatia. "Eu participo do concurso todos os anos e esta é a primeira vez que sou premiada. Estou muito feliz", declarou a idosa que conquistou os jurados com os sorrisos que distribuiu enquanto desfilava.
Autoestima
Maria Odília, conhecida como Biliu, foi a vencedora do concurso 2010 e estava presente no evento para coroar a nova Vovó Gatinha. Ela afirma que a conquista mudou sua vida: "Me sinto mais alegre e feliz em ver todos me aplaudindo. Meus filhos, netos e bisnetos ficaram muito orgulhosos de mim, me sinto uma celebridade", declarou.
Para a psicóloga do Cras Porto D'Anta, Graziela Gatto, eventos como este são importantes para unir o grupo, reforçar a amizade entre eles e elevar a autoestima de todos. "É um momento de descontração em que elas se sentem valorizadas." A festa foi encerrada com uma confraternização.
Grupo
O grupo de idosos Nossa Senhora Mãe dos Pobres é um espaço de convivência que visa tirá-los da ociosidade, realizando atividades complementares e inserir os seus integrantes em uma convivência social. Com os idosos são realizados trabalhos de assistência e saúde, passeios e atividades artesanais para auxiliar na renda familiar.