A partir das 8h desta quarta-feira, 21, cerca de duas mil pessoas participam da caminhada que marca a abertura da 5ª Semana da Acessibilidade e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A caminhada sairá da praça da Bandeira, seguindo pela avenida Barão de Maruim, com destino à praça Fausto Cardoso.
Três mudas da árvore Pau Brasil serão plantadas na praça da Bandeira momentos antes do início da caminhada, em homenagem ao Dia da Árvore. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Segundo a presidente do conselho, Gorete Medeiros, participam do evento todas as instituições e órgãos públicos que atuam em defesa da pessoa com deficiência.
"Nosso objetivo é o de chamar a atenção da sociedade para os avanços já conquistados por estas pessoas, bem como mostrar que ainda é preciso se fazer muito para que os seus direitos sejam garantidos na íntegra", disse Gorete.
À noite, no Quality Hotel, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência fará a entrega do Troféu Pipiri. Serão homenageadas 25 pessoas com deficiência e que se destacaram na luta pela causa. A solenidade de entrega dos troféus começa às 19h.
Pipiri
Pipiri foi um poeta que viveu em Aracaju na década de 30 e possuía deficiência intelectual. Por conta disso, foi aposentado como débil mental (termo utilizado na época), situação discriminatória que acabou levando-o ao alcoolismo. Poeta, utilizava principalmente a sátira para expressar as suas críticas e, graças à sua irreverência ficou conhecido como "O boca do inferno sergipano", numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois tanto um como o outro utilizavam sátiras para criticar costumes da sociedade e da política.