Profissionais da SMS participam de capacitação sobre ouvidoria

Saúde
20/09/2011 10h19
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Técnicos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (MS) promoveram na última segunda-feira, dia 19, a Oficina de Sensibilização para o Sistema Informatizado Ouvidor SUS. A capacitação reuniu cerca de 80 profissionais de áreas prioritárias da Saúde, dentre eles os trabalhadores das Ouvidorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Aracaju) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O curso aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), localizado na avenida Beira Mar.

A capacitação foi realizada pelas técnicas do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS da SGEP/MS, Tainah Dumont, Tânia Lustosa e Jaqueline Ceolin. O curso contou ainda com o suporte das coordenadoras das ouvidorias da SMS, Diana Virgínia e Taciane Munareto (SES).

"Estamos sensibilizando os representantes de programas, unidades e coordenações responsáveis para dar respostas aos usuários do SUS local, que procuram a Ouvidoria da Saúde. Esses gestores formam a rede local da Ouvidoria do SUS", explica Tainah Dumont.

Tainah Dumont destaca o papel da ouvidoria em mediar a interlocução entre o usuário e os dirigentes do SUS, para apurar, atender e conhecer a demanda do usuário. "Com o novo sistema, a ouvidoria pode subsidiar a tomada de decisão: os gestores podem acessar relatórios mais detalhados das diversas áreas do SUS, diretamente do sistema, ou ainda, os gestores podem solicitar ao pessoal da ouvidoria a confecção de relatórios mais detalhados por tipo de atendimento e por período", diz. 

Na capacitação, os participantes puderam conhecer passo a passo o sistema informatizado Ouvidor SUS, como e onde devem ser inseridas as respostas das demandas dos usuários no sistema on-line.

Aracaju

"Para aderirmos ao sistema informatizado de registro de demanda do Ouvidor SUS, ampliamos a nossa rede de parceiros da ouvidoria. Estamos apostando na agilidade desse canal de comunicação, para darmos celeridade, desburocratizarmos e melhorarmos as respostas e o acolhimento das demandas que chegam à ouvidoria. Esse sistema é muito importante porque podemos traçar novas estratégias, adequando ações para reduzir ainda mais as reclamações", conta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria da SMS/Aracaju, Diana Virgínia, desde 2002, a Ouvidoria do SUS/Aracaju era informatizada, mas funcionando de forma manual. "Antes de aderir ao novo sistema, as respostas das manifestações e demandas dos usuários eram manuais, registradas e enviadas por meio de protocolos às áreas envolvidas. Agora, a resposta de cada um dos representantes dessas áreas prioritárias na demanda do usuário é dada on-line e com relatórios em anexo. Isso dá mais agilidade na avaliação do caso e também na resposta ao usuário do SUS", explica Diana Virgínia.