Alunos terão conhecimentos matemáticos avaliados

Educação
21/09/2011 15h21
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Ao resolver a ‘Provinha Brasil de Matemática', exame criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), Wellyson Ramos, de 9 anos, descreveu com precisão a experiência de ter o seu próprio nível de conhecimento avaliado. "Antes mesmo de receber a provinha eu entendi que se prestasse atenção nas questões e fizesse tudo direitinho, mostraria que sou um bom aluno. Acho até que acertei tudo", declarou com bom ânimo o aluno, que é uma das 114 crianças matriculadas no 2º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria.  

Aplicada pela primeira vez em unidades públicas de ensino de todo o país, a ‘Provinha Brasil de Matemática' será aplicada, até o final da tarde desta quarta-feira, 21, com cerca de 2.750 estudantes da rede municipal de ensino, inseridos em 44 escolas da capital. O exame é considerado uma nova etapa da ‘Provinha Brasil' e possibilitará aos meninos e meninas a leitura e a interpretação de dados em gráficos, tabelas e textos, a resolução de problemas por meio de adição, subtração, multiplicação e divisão, além da identificação, comparação e a relação entre grandezas numéricas.

"A ‘Provinha Brasil de Matemática' é uma experiência piloto adotada pelo Ministério da Educação - MEC, que servirá de parâmetro para o professor que deseja aperfeiçoar suas práticas pedagógicas utilizando novos recursos didáticos. A intenção é favorecer o aluno da 2ª série ou 2º ano com a ampliação dos conhecimentos matemáticos adquiridos no período e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público", explicou o técnico da coordenadoria de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Marcos Paulo Sobral.  

Ainda de acordo com o técnico, identificar os conhecimentos básicos dos estudantes torna-se uma tarefa imprescindível quando o interesse maior é torná-los aptos a avançar na aprendizagem. "As capacidades de leitura, de interpretação de texto e de raciocínio lógico estão diretamente ligadas ao grau de envolvimento dos alunos nas demais áreas do conhecimento. Sendo assim, conteúdos de matemática e Língua Portuguesa servem de parâmetro", acrescentou Marcos Paulo.

Para a professora polivalente Maria Priscila Soares, que atua na Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, o desempenho dos estudantes na avaliação do Inep reflete também a qualidade do acompanhamento escolar realizado pelas famílias. "Não apenas por questão de responsabilidade, mas em virtude do grau de escolaridade de alguns pais, há alunos que enfrentam dificuldades durante a resolução das tarefas escolares nos próprios lares. Para melhor diagnosticar esses impasses, utilizamos recursos, como a Provinha Brasil e o atendimento psicopedagógico na unidade de ensino", detalhou.

Provinha

A ‘Provinha Brasil' é aplicada, tradicionalmente, no início do ano para identificar possíveis problemas no letramento das crianças. Ao final do ano, ela serve para avaliar o desenvolvimento dos alunos no período letivo. O exame possibilita uma análise comparativa da aprendizagem dos estudantes, sendo que o conteúdo específico de matemática será aplicado nos anos seguintes, conforme o mesmo cronograma da tradicional prova de leitura.

As 20 questões que compõem a ‘Provinha Brasil de Matemática' são apresentadas aos alunos após a consulta da matriz de referência do exame, feita pelos professores de turmas do 2º ano e da 2ª série do ensino público fundamental e pelos coordenadores pedagógicos. O exame não é obrigatório. A decisão de aplicá-lo cabe a cada escola.