Em meio às ruas no Centro de Aracaju, plantas, gramas e árvores farão parte da paisagem de concreto, absorvendo o lugar dos automóveis. Trata-se da terceira edição do projeto ‘Rua Viva', que será realizado nesta quinta-feira, 22, a partir das 7h, em ruas no entorno da praça General Valadão. O evento, que também acontece na sexta-feira, 23, integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro e está sendo promovido pela Prefeitura de Aracaju.
Durante os dois dias do projeto, as ruas no entorno da praça serão fechadas à circulação de veículos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de repensar a mobilidade urbana. No local, serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais, abertas a toda a comunidade. Para embelezar o espaço, a Emsurb, em parceria com as empresas Belo Jardim e Shopping Garden, irá dispor em todo o local plantas, árvores e gramas, que poderão ser contempladas pelos aracajuanos.
Na parte de paisagismo, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está trabalhando para deixar o espaço pronto para o início do projeto. "Vamos trabalhar durante todo o período da noite e madrugada, empenhados em deixar o espaço preparado para receber os frequentadores do Centro", disse Francisco Ney, gerente de Áreas Verdes.
Espécies nativas
Para a execução do projeto de paisagismo, a Emsurb colocará espécies nativas e ornamentais. "Teremos espalhados pelas ruas espécies como palmeiras, cabriteira, bambuzinho, icsória, formosa-emília, entre outras", informa o coordenador do Horto, Ricardo Freire. Ele informa ainda que também serão dispostas espécies arbóreas como a castanha-do-pará, ipê, nim-indiano, craibeira, pitanga, caju e tamarindo. "Todas serão levadas e mostradas ao público. Essa é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma área verde", acrescenta.
A estrutura de paisagismo na Rua Viva também será levada para a Rua de Lazer, que acontece na Avenida Beira Mar no dia 24, das 15h às 20h, e no dia 25, das 9h às 16h. A Rua de Lazer vai ser destinada a prática de atividades esportivas, recreativas e educativas.