Semed participa da '5ª Semana da Acessibilidade'

Educação
22/09/2011 08h15
Início > Notícias > Semed participa da '5ª Semana da Acessibilidade'

Estudantes das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Papa João Paulo II e Oscar Nascimento, juntamente com alunos do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), marcaram presença na 'Caminhada da Acessibilidade', evento realizado nesta quarta-feira, 21, no trajeto compreendido entre as praças da Bandeira e Fausto Cardoso. Com alegria, eles comemoraram o 'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência' (21 de setembro) e ajudaram a sensibilizar a sociedade para a garantia dos direitos humanos.

A 'Caminhada da Acessibilidade' foi promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju e patrocínio do Instituto GBarbosa. Além de reunir representantes de diversas instituições e malabaristas que animaram o público que aderiu à iniciativa, o evento marcou a abertura da '5ª Semana da Acessibilidade', que acontece até a próxima sexta-feira, 23.

Mãe do pequeno Ítalo Ramos, 5 anos, a dona de casa Elisângela Ramos se sente orgulhosa por representar a Emef. Papa João Paulo II numa ação de caráter inclusivo. "A psicopedagoga que acompanha o desenvolvimento dos alunos com deficiência na escola municipal foi a nossa principal motivadora. Partindo da ideia de que o estudo é de fundamental importância para o bom desenvolvimento das crianças, resolvemos demonstrar nosso apoio ao atendimento especializado na rede municipal de ensino", declarou Elisângela.

Educação

Como nas edições anteriores, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem participação efetiva na 'Semana da Acessibilidade'. O objetivo é incluir o público atendido na rede de ensino e evidenciar ainda mais as práticas pedagógicas inclusivas, desenvolvidas nos mais diferentes espaços educativos. De acordo com a técnica da coordenadoria de Educação Especial da Semed, Jailma Rezende, um dos avanços registrados é o respeito à Lei de Acessibilidade e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC).

"É necessário garantir o acesso, tanto para pessoas com deficiências permanentes, quanto com deficiências provisórias. As salas de recursos multifuncionais disponibilizadas em unidades de ensino da rede municipal são importantes itens no processo de cumprimento da Lei e foram criadas para dar condições ao aluno com deficiência de se preparar e frequentar a sala de aula junto com os outros alunos", declarou a técnica.

Outras participações

Na noite dessa quarta-feira, 21, no Hotel Quality, a professora Nadja Santos, que atua na Emei Arthur Bispo do Rosário, foi localizada no bairro São Conrado, foi contemplada com o Troféu Pipiri, que é dedicado aos cidadãos que se destacam no serviço de inclusão social. Diversos professores da rede municipal de ensino se fizeram presentes no local.

Nesta quinta-feira, 22, a partir das 15h, alunos da Emef Oscar Nascimento, inseridas no Coral Mãos Falantes, participarão da campanha de sensibilização realizada no Mirante da Treze de Julho. No local também serão distribuídos panfletos educacionais.

Na próxima sexta-feira, 23, das 8h às 12h, professores da rede municipal de ensino e autoridades participarão da audiência pública ‘Por um mundo sem barreiras, com livre acesso a cidadania'. Na ocasião, a deputada estadual Ana Lúcia irá tratar das políticas públicas para pessoas com deficiência e o professor Marcelo Haiachi, mestre em Ciência da Motricidade Humana, fará uma explanação com base no tema 'A inclusão da pessoa com deficiência no esporte'.