Quando se aprende a utilizar o computador, novas oportunidades surgem para o mercado de trabalho. É com essa visão, que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem ofertando cursos de Informática, um dos mais procurados dentre o portfólio da fundação, que oferta mais de 30 cursos em diferentes áreas. Não foi diferente na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), onde mais 40 jovens e adultos concluíram o curso, recebendo os certificados.
"É difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a Informática não esteja presente", afirma a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Dantas.
O aluno Luiz Fernando Silva, 23 anos, exerce a profissão de segurança e afirma que está agregando o novo conhecimento à sua profissão. "Tudo o que fazemos exige conhecimento de Informática e, aquele que não se molda a essa tecnologia, fica um passo atrás no mercado de trabalho", comenta.
Jocicleia Vieira Santos, 22 anos, confirmou que está em busca do primeiro emprego. "Não poderia ir em busca de trabalho sem o conhecimento dessa ferramenta, o computador. Se você não sabe informática, não tem nada nas mãos para oferecer à empresa", declarou.
A coordenadora da unidade/escola D. Bibi, sediada no bairro Santos Dumont, Rosângela Maria Santos, confirmou que, naquela unidade é grande o número de pessoas procurando os cursos de Informática básica e avançada. "Nesta turma, por exemplo, a frequência foi de 100%, com um excelente aprendizado e muito empenho de todos", disse.