Exposição orienta sobre segurança no trânsito

Agência Aracaju de Notícias
22/09/2011 11h24
Início > Noticias > 47540

Até sexta-feira, 23, no hall do shopping Riomar, a exposição ‘Equipamentos de Segurança', feita através de vários órgãos de trânsito e entidades envolvidas com a causa, estão entregando panfletos,  conscientizando a população dos perigos no trânsito e tirando dúvidas de todas as pessoas que passam pelo local. Essa é uma das programações da Semana Nacional de Trânsito, organizada pela Superintendência Municipal de Trânsporte e Trânsito (SMTT).

Um grupo com vinte alunos do 9º ano da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral ficaram encantados com os equipamentos e ensinamentos recebidos nos estandes. "Achei muito interessante essa exposição, pois podemos aprender como respeitar o trânsito, aconselhando, principalmente, os ciclistas e motociclistas que é o grupo mais vulnerável a sofrer acidentes", explica Igor Santos, 16 anos.

Segundo a professora e orientadora, Arilene Dantas, a educação para o trânsito é algo muito precioso. "Esclarecer as normas de trânsito e de obediência das leis, principalmente antes de tirar a carteira de habilitação, é algo muito importante. Após a apresentação, pegaremos o material e as informações recolhidas nas apresentações e faremos um trabalho com eles para que possam rever o que foi passado", afirma a professora. Arilene ficou satisfeita com o fato de vários órgãos estarem agregados, pois assim é possível obter diferentes informações no mesmo local.

Estandes

Demonstração de como utilizar o bafômetro, apresentação dos aparelhos de sinalização e roupas de resgate, vídeos de conscientização e um espaço aberto para dúvidas foram algumas atividades presentes no estande. "Nosso objetivo é mostrar formas de segurança para o próprio indivíduo e como ele respeitar o outro com quem divide o trânsito", afirma o soldado Rafael Vilela.

"Achei uma excelente iniciativa dos órgãos proporcionarem esse espaço para a comunidade, principalmente para os estudantes, para que eles se conscientizem das responsabilidades existentes no trânsito", declara a professora Terezinha Oliveira.