Semed desenvolve atividades na Rua Viva

Educação
22/09/2011 15h06
Início > Notícias > Semed desenvolve atividades na Rua Viva

Cinco escolas da rede municipal de ensino estão participando das atividades durante a Semana Nacional do Trânsito. Nesta quinta-feira e sexta-feira, 22 e 23, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) montou, na Praça General Valadão, dois estandes para exposição de produtos artesanais, confeccionados nas oficinas do programa Escola Aberta, que desenvolve atividades de cultura, lazer e geração de renda para estudantes e comunidade escolar durante os finais de semana.

No sábado e domingo, 24 e 25, as ações vão acontecer no Calçadão da Treze de Julho. De acordo com a coordenadora de Projetos da Semed, Valdinete Paes, a Educação já despontou algumas ações significativas nesta Semana do Trânsito por meio do hip-hop dos adolescentes do povoado de Areia Branca, no Mosqueiro, que integra o programa de cultura na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, e a participação do projeto ‘Orumilá', desenvolvido na Emef Anísio Teixeira, que fez uma apresentação de dança afro.

"Além das exposições de produtos artesanais em nossos estandes, teremos hoje e amanhã oficina de pipa para conscientizar os estudantes sobre o mau uso do cerol. Tivemos também a apresentação da banda marcial da Emef Santa Rita de Cássia, que desfilou pelas ruas interditadas do centro comercial de Aracaju. Nos próximos dias, teremos oficinas de gravura, mosaico e mais apresentações das bandas marciais das Emefs Anísio Teixeira e Carvalho Neto", antecipou Valdinete Paes, reforçando a atenção às leis do trânsito e o cuidado com o meio ambiente.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria Thétis Nunes, Florentino Menezes, Jaime Araújo, Santa Rita de Cássia e Carvalho Neto estão tendo a oportunidade de expor suas produções. Núbia da Silva, 26 anos, participa do programa Escola Aberta na Emef Jaime Araújo. "Há pouco mais de oito meses que dedico meus finais de semana aos cursos de corte e costura, de biscuits, bijuterias, pintura em tecido, meia de seda, corte e costura, crochê, quadros, toalhas para bebê e bolsas, cabeleireira e manicure. Tenho aprendido muito e já consigo vender peças artesanais e fazer cabelo e unhas", disse.

Apresentações

Os estudantes das Emefs Florentino Menezes e Anísio Teixeira marcaram as ações de conscientização desta quinta-feira, 22, da Semana Nacional do Trânsito, que acontece em Aracaju desde o dia 18 e segue até o domingo, 25. Erivaldo dos Santos, de 17 anos, mora no povoado Areia Branca, no Mosqueiro, e participa do programa Escola Aberta em uma unidade escolar da comunidade.

"Esse evento, além de contribuir com a nossa formação, serve também para mostrar um pouco do que é feito lá na comunidade. Todos os finais de semana, durante as manhãs e tardes, diversos adolescentes se reúnem para discutir cultura e aprimorar o hip-hop, que é um estilo bem representado na localidade. Nos ensaios, criamos e finalizamos passos do corpo como piruetas, giros e no chão. Além de treinar coreografias, editamos algumas músicas", contou o menino depois da sua apresentação.

A professora de dança, Margarida Conceição, da Emef Anísio Teixeira disse estar satisfeita com a participação de suas alunas na Semana Nacional do Trânsito, uma vez que esta seria uma excelente oportunidade de mostrar um pouco da arte e socializar as estudantes com outras pessoas.

"Fomos convidados para fazer uma apresentação de dança no evento e recebemos a proposta com muito entusiasmo. Preparamos uma releitura do São Gonçalo, uma dança folclórica de origem portuguesa que, em Sergipe, se expressa apenas por homens. Nessa releitura, colocamos as meninas dançando de forma inovadora com movimentos da cultura afro, da arte contemporânea e das danças populares", explicou a professora, ensaiando as meninas.