Atividades de promoção à saúde marcam Rua Viva

Saúde
22/09/2011 15h52
Início > Notícias > Atividades de promoção à saúde marcam Rua Viva

Quem esteve na praça General Valadão nesta quinta-feira, 22, teve uma grata surpresa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou o dia de comemorações da Semana Nacional de Trânsito com uma programação repleta de atividades no Centro da Capital.  O Programa Academia da Cidade abriu a programação da Rua Viva às 7h com um aulão de aeróbica para mais de 100 pessoas. O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Silvio Santos, não resistiu à alegria contagiante da aula e se juntou ao grupo.

"É um prazer participar desse evento que visa discutir mobilidade urbana junto à população. Aracaju está dando um bom exemplo, pois a cidade está projetada para a prática de atividades físicas. Temos ciclovias integradas, a Prefeitura vem investindo em calçadões e praças com estrutura adequada à prática de atividades, sem falar nas ações preventivas, como a própria Academia da Cidade que é referência nacional", afirmou Silvio Santos.

A população e os visitantes que passaram pela praça aprovaram a iniciativa. Para Luciana Santos, 41 anos, usuária da Academia da Cidade a quatro anos, a aula de aeróbica foi uma excelente maneira de começar o dia. "O programa está sempre superando nossas expectativas. Gostei muito da aula inicial. Essa uma foi uma boa maneira de unir diversão e exercícios benéficos para o corpo", avaliou. 

Promoção da saúde

Depois da prática de atividade física, quem foi à Rua Viva pode fazer um lanche saudável com frutas, sucos e água para hidratar e nutrir o corpo.  A SMS também montou um estande onde profissionais dos vários programas como Saúde do Homem, DST/Aids e Hepatites Virais e Saúde Bucal realizaram, com o auxílio de profissionais da Rede de Atenção Básica,exames e testes rápidos para a população. 

A vendedora Maria Rita, 37 anos, aproveitou o espaço organizado pela Secretaria de Saúde para aferir pressão e fazer o teste rápido de glicemia, utilizado para diagnosticar suspeita de diabetes. "Aprendi diversos cuidados em saúde e também estou feliz porque pude confirmar que não sofro de diabetes. O teste é bem prático, uma picadinha de agulha que nem dói. Agora vou recomendar que alguns amigos também aproveitem para dar uma passadinha aqui", conta a vendedora.

Outra atividade que atraiu muitos participantes foi a tenda da massoterapia. Um serviço ofertado por meio da parceria entre a SMS e alunos da Faculdade de Sergipe (Fase).  A aposentada Iolanda Ferreira, 68 anos, gostou muito da sessão de relaxamento.  Ela também revela que durante a atividade aprendeu uma importante lição: "Cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis podem evitar acidentes no trânsito. Os estudantes explicaram que é muito importante durante uma vigem longa parar para ir ao banheiro, fazer alongamento e comer alimentos leves. Tudo isso ajuda a manter motoristas concentrados ao volante", relatou dona Iolanda.

Curta SUS 

Outra novidade apresentada na Semana do Transito é o Curta SUS, um projeto inovador da Secretaria Municipal de Saúde que promete atrair a atenção de quem passar pelo local. Durante o evento são apresentados filmes curta-metragem e organizadas rodas de conversa com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do projeto e do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica da SMS, Murilo Brito, explica que o objetivo do projeto é construir, através do cinema, um diálogo entre o SUS e a comunidade.  "Estamos apostando na popularidade e no potencial do cinema para ampliar a aproximação da comunidade com Sistema Único de Saúde ", disse o coordenador.

Samu

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi apresentada à comunidade durante a Semana de Trânsito. No local, um condutor e um técnico de enfermagem explicou sobre os equipamentos e como funciona o atendimento com este tipo de viatura. "A exposição foi uma forma de explicar e orientar as pessoas sobre a prestação do serviço, a unidade de urgência estará preparada também para realizar atendimentos", explicou Maria Cecília, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju.