O hábito de olhar para um lado e para o outro antes de atravessar a rua se aprende desde criança. O cuidado é ainda maior quando se está diante de ruas movimentadas, a exemplo das do Centro da cidade. Os frequentadores desta localidade ficaram surpresos na manhã desta quinta-feira, 22, quando perceberam que, ao contrário do barulho dos carros, puderam sentir a beleza e a tranquilidade de uma área verde. As ruas, antes invadidas pelos automóveis, foram preenchidas com flores, plantas, árvores e gramas, transformando a paisagem urbana em um espaço de socialização entre as pessoas.
A inciativa de fechar as ruas do Centro da capital foi da Prefeitura de Aracaju através da realização da terceira edição do projeto Rua Viva, que integra a programação da Semana Nacional de Trânsito. "Hoje o centro da cidade transformou-se num imenso jardim, o trânsito foi fechado e as ruas foram inundadas de verde, de cultura, de esporte e de muitas reflexões importantes sobre que tipo de cidade queremos construir para vivermos", destaca a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos. O projeto Rua Viva também está sendo realizado em favor do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo o planeta no dia 22 de setembro.
Durante os dois dias do projeto, 22 e 23, as ruas no entorno da praça General Valadão serão fechadas à circulação de veículos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de repensar a mobilidade urbana. No local, estão sendo realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais, abertas a toda a comunidade. Para embelezar o espaço, a Emsurb, em parceria com as empresas Belo Jardim e Shopping Garden, distribuiu em cada rua plantas, árvores e gramas, que poderão ser contempladas pelos aracajuanos.
Elogios
"Seria bom se fosse assim pra sempre", declarou o comerciante João Bispo dos Santos. Ele, que trabalha há 35 anos na Rua Geru, não escondeu a felicidade pela iniciativa da Prefeitura de fechar as ruas. "Aqui é muito carro, ninguém consegue andar direito e as pessoas precisam correr para atravessar a rua. Muitos motoristas passam no sinal vermelho. Tem a fumaça dos carros-fortes que incomoda muito. Vou viver dois dias de maravilha", comemorou. O comerciante apenas lamentou que o evento irá durar dois dias. "Isso aqui deveria ser a vida toda", ratificou.
Encantado pelas mudanças que a cidade passou nos últimos, o cicloviajante italiano Corrado Turric, acompanhado por um amigo, dignificou Aracaju e parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela iniciativa da Rua Viva. "Estive aqui há 30 anos e estou completamente apaixonado pela cidade. Tudo está muito bonito, as ruas limpas, as construções organizadas e o trânsito ainda sem aquele grande fluxo das grandes cidades", registra. "Isso aqui é fantástico. É preciso mostrar as pessoas sobre a importância da mobilidade urbana. Na Europa, fechar a rua é uma tendência para conter o avanço dos automóveis", coloca o cicloviajante, que segue com sua bicicleta até a cidade de Fortaleza.
O também ciclista Fábio Linhares, que durante toda a manhã fez questão de fotografar cada espaço ocupado pelo paisagismo e todas as demais atividades recreativas e educativas, ressaltou que é preciso repensar o espaço público. "Tudo isso aqui visa melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Esse é uma dia de conscientização que visa refletir sobre os efeitos da poluição provocada pelos veículos automotores", disse. "Concordo que as pessoas deveriam pedalar mais e deixar o seu carro em casa. Muito bom ver as pessoas andando pelo Centro sem medo de serem atropeladas", aponta.
Paisagismo
Para a execução do projeto de paisagismo, a Emsurb colocou espécies nativas e ornamentais. "Temos espalhados pelas ruas espécies como palmeiras, cabriteira, bambuzinho, icsória, formosa-emília, entre outras", informa o coordenador do Horto, Ricardo Freire. Ele disse ainda que estão dispostas espécies arbóreas como a castanha-do-pará, ipê, nim-indiano, craibeira, pitanga, caju e tamarindo. "Todas estão sendo mostradas ao público. Essa é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma área verde", acrescenta.
A estrutura de paisagismo na Rua Viva também será levada para a Rua de Lazer, que acontece na Avenida Beira Mar no dia 24, das 15h às 20h, e no dia 25, das 9h às 16h. A Rua de Lazer vai ser destinada a prática de atividades esportivas, recreativas e educativas.