População aprova a realização da Rua Viva

Agência Aracaju de Notícias
22/09/2011 18h03
Início > Notícias > População aprova a realização da Rua Viva

A praça General Valadão, no centro da Capital, ganhou vida na manhã desta quinta-feira, 22. O local foi escolhido para a realização da Rua Viva, um espaço destinado ao lazer e conscientização ambiental da população. Todas as ruas da proximidade da praça foram ornamentadas com muitas plantas e flores, colorindo de verde o cinza do concreto. O projeto Rua Viva, que finalizará na manhã da sexta-feira, 23, faz parte da Semana Nacional do Trânsito.

Um dia repleto de atividades, como oficinas de percussão, pintura e artesanato, deslumbraram todos que estavam no local. Segundo o professor de artes da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Marcelo Gaspar, a iniciativa é importante para que integre a população e leve arte para as ruas. "Estamos levando a arte para toda a população, através de diversas oficinas que abordam temas associados à Semana do Trânsito", explica ele. No local há professores e monitores para orientar os alunos na execução das atividades.

Tatiane Santos, 22, divertiu-se bastante com o grupo de forró pé-de-serra, que animou o local e fez muita gente dançar. "Esse dia está sendo muito especial, estou me divertindo muito com todos os stands, mas principalmente com esse trio de forró", afirma ela. Além de grupos de músicas e danças, houve no local um stand destinado abordar temas relacionados ao trânsito, como segurança e conscientização nas ruas.

Atividades

Apresentação de teatro no stand da Funcaju, atividades esportivas como vôlei e futebol realizadas pela Semed e distribuição de mudas de plantas pela Emsurb, com o objetivo de incentivar a arborização da cidade, foram algumas das atividades que preencheram o dia na praça. A exposição dos trabalhos realizados pelas oficinas oferecidas pela Fundat, como oficina de caixinha de presente, artesanato e biscuit, encantaram Jailda Prado. "Foi um dia muito diferente e gostoso, poderia se repetir mais vezes. O trabalho oferecido pela Fundat é muito gratificante, pois leva cursos profissionalizantes para a população, ajudando a aumentar a sua renda", explica ela.

A oficina de jornal, oferecida pela Emsurb, chamou a atenção dos estudantes do colégio Valmir Chagas. "Achei muito legal essa oficina, nunca tinha visto nada parecido. A Rua Viva está sendo um excelente projeto", declara a estudante Gracielle Alves.

Raimunda Andrade, 77, esteve presente no local desde o início do evento, participando de exercícios e caminhadas oferecidos pela Academia da Cidade. "Já fiz vários exercícios e também aferimos a pressão. Faço parte da Academia da Cidade há sete anos e acho uma iniciativa muito importante da Prefeitura", explica ela.