PMA celebra a primavera cuidando do paisagismo

Serviços Urbanos
23/09/2011 10h41
Início > Noticias > 47563

As cores vibrantes das flores que brotam nos jardins da cidade de Aracaju serão mais intensas a partir desta sexta-feira, 23. Hoje começa a primavera, a estação das flores, que marca o reflorescimento da flora e da fauna.

"A Prefeitura de Aracaju tem demonstrado e executado diversas ações em favor da arborização e paisagismo. Tudo isso para manter a beleza da nossa cidade", enfatiza a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos.

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No hemisfério sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. A estação é sempre associada ao desabrochar das flores e a temperaturas amenas, mas essas não são necessariamente características locais nessa época do ano. De fato, a chegada da primavera faz determinadas espécies florirem, como o flamboyant, o ypê, a caraibeira e o arpilim.

De acordo com o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, a Prefeitura de Aracaju atua buscando disseminar a flora por toda a cidade, o que tem gerado resultados visíveis e positivos. "Somente neste ano já plantamos mais de seis mil mudas de plantas arbóreas em vários locais. Além disso, somos beneficiados também pelos pássaros, que aproveitam a alta estação para efetivar a reprodução e contribuem para o aparecimento das flores", afirma.

Em 2009, foram plantadas cerca de cinco mil árvores. No ano de 2010, o número duplicou, alcançando a quantidade de dez mil mudas. "Neste ano de 2011 já plantamos exatamente 6.050 espécies de árvores entre exóticas e nativas. Tudo isso através do Plantando Cidadania", informa a engenheira agrônoma da Gerência de Áreas Verdes, Fernanda Matos.

Plantando Cidadania

O projeto ‘Plantando Cidadania' tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, reduzir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

As mudas são produzidas no horto da Emsurb, localizado no Parque da Sementeira. Segundo o coordenador do horto, Ricardo Freire, são produzidas por mês de 30 a 40 mil mudas de espécies ornamentais.