Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, localizada no bairro Santa Maria, elaboraram um plano de ação para incentivar a amamentação e a introdução de alimentos complementares a crianças na primeira infância.
O plano foi construído durante uma roda de conversa para que seja implementada, na rotina de trabalho da unidade Osvaldo Leite, a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), um método de planejamento participativo. A conversa foi mediada por duas tutoras do ENPACS da Prefeitura de Aracaju: Rosely de Almeida e a enfermeira Irene de Deus.
Cerca de 50 trabalhadores, entre médicos, dentistas, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem, as auxiliares de Saúde Bucal (ASB), agentes comunitários de Saúde e o gerente participaram do planejamento.
Os profissionais decidiram formar um grupo de teatro para facilitar o diálogo com a comunidade e realizar uma oficina sobre o tema da amamentação e alimentação saudável. No plano, estão identificadas as ações de curto e médio prazo e os profissionais que estarão monitorando os trabalhos.
Segundo a tutora Irene de Deus, os temas abordados na roda de conversa seguiram as temáticas do ENPACS do Ministério da Saúde: ‘Os dez passos para uma alimentação saudável', ‘A complementação de alimento', ‘Intensificação da amamentação' e o ‘Incentivo à formação de hábitos alimentares saudáveis a partir dos sexto ano de vida da criança'.
"Em Aracaju, estamos em processo de implementação do ENPACS nas unidades, para ampliar as ações de promoção em saúde. Entendemos que a alimentação e nutrição adequadas são direitos humanos, justamente porque são essenciais e a base da própria vida. Uma pessoa com hábitos saudáveis adoece menos e vive melhor", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
"Todos nós ganhamos em participar da roda de conversa sobre ENPACS. Descobrimos que temos e podemos valorizar melhor os talentos (profissionais). A nossa unidade está bem servida de profissionais dedicados e quem ganha é a nossa comunidade. Aqui, o projeto ENPACS vai dar certo", diz o gerente José Luis Oliveira.
Foi unânime a avaliação positiva da metodologia da roda de conversas. A equipe demonstrou afeto e respeito mútuos. "Não tínhamos expectativas diferentes, sabíamos que poderíamos contar com o compromisso das equipes, isso porque nós conhecemos o perfil desses profissionais da USF Osvaldo Leite. Aqui temos sintonia e o universo vem conspirando favoravelmente às ações do ENPACS", diz Rosely de Almeida.
Hábitos saudáveis
Uma das odontólogas da Unidade, Cristina dos Anjos, considerou a reunião muito proveitosa. "Foi muito bom e espero que esse clima se perpetue para ajudarmos os usuários a mudar os hábitos alimentares. E essa mudança deve começar por nos mesmos dentro de nossas casas", diz.
Para o médico Márcio Rodrigues, o processo de convencimento para a amamentação exclusiva é difícil em famílias de todas as camadas sociais. "Não é algo fácil mudar a cultura das famílias para a adesão ao aleitamento materno e a hábitos alimentares saudáveis. Mas não podemos desistir. Com o ENPACS estamos pensando em como melhorar nossa abordagem e aqui surgiram boas idéias para repassarmos as orientações e conquistarmos as famílias", aposta o médico.