Projeto ‘Livro Vivo' capacita professores de Aracaju

Educação
23/09/2011 17h29
Início > Noticias > 47578

Cerca de 140 professores da rede pública de ensino participam da terceira edição do projeto ‘Leitura para Cidadania - modalidade Livro-Vivo', uma iniciativa da livraria Paulus com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e outras organizações governamentais. O projeto teve início na última quarta-feira, 21, e segue até o final da tarde desta sexta-feira, 23. O objetivo é incentivar a leitura e contribuir para a promoção social de crianças. A ação será finalizada no início de outubro com a distribuição de livros paradidáticos aos alunos de escolas públicas.

De acordo com o gerente da livraria Paulus, Fábio Renato de Souza, o objetivo é contribuir para a formação do professor e da promoção de ações pedagógicas. "O professor irá apresentar, posteriormente, a leitura de forma lúdica para os alunos na sala de aula. Por isso, decidimos distribuir materiais didáticos que tratam da importância de tal prática", garantiu o gerente, ao frisar que a livraria fará distribuição de 48.000 livros paradidáticos em diversas escolas públicas do Estado.

A leitura de clássicos infantis, aliada a ações pedagógicas e atividades culturais na escola, foram algumas estratégias apresentadas na capacitação. Segundo a facilitadora de leitura, Telma Santos, que é responsável pela Biblioteca do Professor no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), mantido pela Semed, a proposta do projeto é oferecer oportunidades de leitura para crianças da rede pública de ensino.

"Percebemos que os estudantes têm acesso aos livros, mas ainda não encontraram prazer pela leitura. Com essas capacitações, apresentamos aos professores algumas alternativas para que o livro chegue às mãos dos alunos. Ao longo de três dias, trabalhamos teoria e prática, apresentando dinâmicas de como utilizar o livro em sala de aula", explicou a professora com a expectativa de bons resultados.

Motivação

Para Rute Menezes, professora polivalente da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubistchek, as capacitações são importantes para direcionar o trabalho do educador na escola. "É importante para o professor ser despertado com outras possibilidades de trabalho. Aqui, tivemos a oportunidade de aprender como sensibilizar os alunos quando o assunto é leitura. Até o toque, o manuseio do livro é importante para instigar o prazer pela leitura. Enquanto incentivador desse processo, nosso desafio é despertar o amor pelo livro e ultrapassar as eventuais dificuldades que venham surgir".

Luciana Mendonça, professora da Emef Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, disse acreditar no papel social da leitura. "A minha participação nesses encontros é uma possibilidade de renovação. Acredito muito na transformação gerada pela leitura, já que ela promove mudanças significativas na vida do aluno. Além disso, é sempre bom trocar experiências com profissionais que exercitam, continuamente, novas técnicas de leitura", avaliou.