No último fim de semana, o bairro 13 de Julho foi tomado pela 'Rua de Lazer', uma das ações da Semana Nacional de Trânsito. O projeto, realizado no sábado, 24, e domingo, 25, foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e contou com a participação da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), que ofereceu atividades de cultura e entretenimento à população.
"No projeto 'Rua Viva', realizado na General Valadão, entres os dias 22 e 23, nós levamos várias atividades da Funcaju. Para a 'Rua de Lazer', nós trouxemos essas atividades e mais outras. A Escola Oficina de Artes Valdice Teles, por exemplo, ministrou oficinas de teatro, acordeom, percussão e pintura. Já as bibliotecas (Clodomir Silva e Ivone de Menezes), estão sendo representadas pelos contadores de história do projeto 'Hora do Conto' e também pela 'Biblioteca na Rua', onde estantes de livros ficam à disposição para que o público possa conhecer um pouco mais das obras literárias do nosso estado e também do Brasil", explica Geraldo Krauss, diretor de Patrimônio Cultural da Funcaju.
Participações
Somado a isso, os alunos da Escola de Artes tiveram a oportunidade de divulgar o que vêm aprendendo na instituição. Com a banda Forró de Mala e Cuia, os aprendizes de percussão e acordeom embalaram a 'Rua de Lazer' com muito forró, enquanto as alunas de dança do ventre apresentaram três de suas performances ao grande número de pessoas que se concentrou em frente ao Mirante da 13 de Julho.
"Alunos e professores da Valdice Teles separaram um tempinho em suas agendas exclusivamente para este projeto. Nós temos o maior prazer de participar e mostrar o que a escola tem de bom, seja com as oficinas ou com as apresentações. E o público não poderia ser mais receptivo, até porque nós saímos de quatro paredes para interagir com ele", diz o diretor da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, José Eugênio dos Santos.
As pessoas que passaram pela 'Rua de Lazer', durante o final de semana, realmente mostraram apreço pelo trabalho desenvolvido pela Funcaju. "Estamos adorando. A decoração está linda e a iniciativa de trazer pintura, desenho, cordel e de contar historinhas para a criançada é excelente. Sem falar desse forrózinho, que não tem quem não goste. Estão todos de parabéns", comentam as amigas Lurdes Matos e Maria Pureza, que cantarolavam as músicas no estande da Funcaju.
Durante a sua participação na semana Nacional de Trânsito, tanto na 'Rua Viva' quanto na 'Rua de Lazer', a Funcaju proporcionou à população de Aracaju diversas opções de cultura e entretenimento."E se tivesse mais dias nós teríamos o maior prazer em continuar por aqui. A gente vê a atenção e a interação das crianças com os nossos contadores de histórias e isso nos deixa muito feliz", diz a diretora da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, Maria José. "Mas quem quiser mais, é só aparecer na Biblioteca que temos muitas outras coisas ara oferecer", completa.