Edvaldo vai à assinatura de projetos do Governo

Agência Aracaju de Notícias
26/09/2011 13h11
Início > Notícias > Edvaldo vai à assinatura de projetos do Governo

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta segunda-feira, 26, da solenidade de assinatura de subprojetos do Programa Prosperar, iniciativa executada pelo Governo do Estado e que trouxe a Aracaju o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop. O objetivo é incentivar as comunidades mais pobres do interior de Sergipe a realizar empreendimentos de interesse comunitário que promovam o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os projetos receberão mais de R$ 4 milhões em investimentos e beneficiarão 2.508 famílias em 31 municípios sergipanos. Além disso, a visita de Makhtar Diop ao estado também tem por objetivo conhecer as iniciativas já desenvolvidas nas áreas de educação, agricultura, inclusão social, saúde e segurança pública. O governo pleiteia um empréstimo de US$ 150 milhões, cujas negociações foram iniciadas em agosto deste ano, e a vinda do representante do Banco Mundial atende ao processo de negociação.

Entre as iniciativas que serão financiadas estão a construção de sistemas de abastecimento de água, de 192 cisternas e instalação de mini-indústrias. Na abertura da solenidade, que ocorreu no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), o agricultor Francisco Carlos de Jesus, de uma comunidade quilombola do povoado Catuabo, em Frei Paulo, destacou que o Prosperar trará um avanço maior a Sergipe. “Essa é mais uma etapa. A partir de hoje teremos mais qualidade de vida com a chegada desses recursos”, comemora.

Assinatura

Makhtar Diop comentou o orgulho de vir ao estado e participar da assinatura do convênio. Segundo ele, o Banco Mundial vai continuar apoiando o Governo do Estado no propósito de acabar com a miséria. “Nós temos uma relação forte com o governo, que tem uma determinação clara de acabar com a miséria; essa foi a prioridade que Marcelo Déda nos anunciou quando nos visitou”, diz.

Em seu discurso, o governador ressaltou o propósito do Projeto Prosperar em combater a pobreza rural e explicou que essa iniciativa é de fundamental importância também dentro da meta do Governo Federal em acabar com a miséria no país. “Nós não queríamos apenas aplicar o programa, mas avançar nele, criar condições para que as famílias fossem ajudadas”, diz.

Ao concordar com as ponderações do governador e do diretor do Banco Mundial, o prefeito Edvaldo Nogueira também ressaltou que todas as iniciativas que visem diminuir a pobreza na zona rural são de extrema importância para o desenvolvimento das cidades e contribui, ainda, para a diminuição do êxodo rural.

“Esse projeto é de extrema importância para garantir que essas famílias tenham uma fonte de renda e possam contribuir para o desenvolvimento dos seus lugares de origem. Além disso, pode coibir o êxodo rural que, quando é grande, traz uma série de problemas para as capitais”, avalia.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-governador Jackson Barreto, os secretários de Estado Chico Buchinho, Jorge Alberto, Maurício Pimentel, Belivaldo Chagas, Antônio Guimarães, José Macedo Sobral e Oliveira Junior. Também participaram os deputados João Daniel, Gilson Andrade, Raimundo Lima e a presidente da Assembleia Legislativa Angélica Guimarães, além de diversos prefeitos do interior.