Na manhã desta segunda-feira, 26, cerca de 300 profissionais das secretarias municipais de Saúde e de Educação participaram da abertura do II Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE): Integrando as ações. Nesta segunda edição, o seminário amplia o debate sobre duas temáticas do PSE: ‘A cultura de paz' e ‘Criança com deficiência na escola'. A abertura foi realizada no Hotel Mercure, na Orla de Atalaia.
Na composição da mesa de abertura estavam a representante nacional do PSE, Maria Edna Moura; a primeira-dama do Estado de Sergipe e secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino; o vice-prefeito e secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos; a promotora de Justiça de Defesa dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Berenice Andrade Melo; e representantes das secretarias Estadual da Saúde, da Secretária Municipal de Educação, e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O comunicador e deficiente visual Lucas Aribé abriu o evento com o Hino Nacional e a música ‘Nada impede que eu seja feliz', da cantora Leci Brandão. O comunicador contou com a participação da intérprete de Libras, Kátia Cilene, que também deu suporte as intervenções e palestras realizadas. Os organizadores do seminário também homenagearam para-atletas do município.
Em sua intervenção, a primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, falou sobre a importância do PSE e afirmou que é expressivo o número de crianças e de adolescentes com deficiência que estão fora das escolas. "É preciso trazer essas crianças e adolescentes para dentro das nossas escolas, para que sejam inseridas nas atividades e para que possamos olhar de frente para elas. Sabemos que é mais é fácil desviarmos o olhar, porque dói. Mas, temos uma responsabilidade grande. Temos de trabalhar para quebrar os preconceitos, e o primeiro passo é termos informações sobre as deficiências e suas complexidades", defendeu Eliane Aquino.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos afirmou que o poder público vem trabalhando para diminuir esse preconceito. "Como bem disse Eliana Aquino, cada um de nós precisa ampliar nossa contribuição para garantir a acessibilidade. E o esforço do setor público da saúde não tem sido pouco. Esse evento e as ações do PSE em Aracaju demonstram a nossa participação efetiva, incentivando políticas públicas para ajudar a vida das pessoas com deficiências", afirma o secretário.
A promotora Berenice Andrade afirmou que o seminário representa mais um passo no avanço na luta pela igualdade. "Para conquistarmos uma sociedade, justa, solidária e livre de qualquer preconceito, precisamos ser capacitados para acolher as pessoas com deficiências, e esse seminário é um dos caminhos", disse.
Segundo o pediatra e referência técnica do PSE/Aracaju, Byron Ramos, foi um desafio mobilizar profissionais de saúde e educação para atuarem juntos. "Nesse processo, estamos identificando que esses profissionais estão percebendo a necessidade de ter um olhar diferenciado para o aluno. Percebemos uma maior preocupação com o bem estar das crianças e dos adolescentes nas salas de aula", avalia.
Palestras e oficinas
Logo após a solenidade de abertura do evento, uma mesa redonda foi formada com técnicos do PSE. Maria Edna abordou sobre ‘O PSE: novas perspectivas com a contratualização'. Em seguida, a referência técnica do PSE de SMS/Aracaju, Agda Oliveira, falou sobre o ‘PSE/SPE em Aracaju: o que fizemos e como vamos caminhar'. E o coordenador do Núcleo de Murilo Brito apresentou o ‘Projeto inovador no PSE: Curta SUS inovando com arte'.
Agda Oliveira destacou que, este ano, o PSE em Aracaju ampliou as ações integrativas das duas secretarias nas escolas cadastradas. Ela também divulgou a aquisição do PSE-móvel, veículo que está dando suporte às equipes de trabalho.
Ainda na tarde de hoje, educadores e profissionais de Saúde apresentaram, em formato de pôster, experiências do PSE em Aracaju. Ao todo, 20 trabalhos foram selecionados durante o mês de agosto, seguindo os regulamentos e temas relativos aos programas PSE e Programa Saúde e Prevenção na Escola.
A partir desta terça, dia 27, o Seminário do PSE vai promover as duas oficinas de trabalho para debater as temáticas ‘A cultura de paz' e ‘Criança com deficiência na escola'. As oficinas serão realizadas das 7h às 17h, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado na rua Luís Carlos Prestes, nº 99, Ponto Novo, no fundo do antigo Mistão.