Durante o ‘II Seminário do Programa Saúde na Escola - PSE: integrando as ações', professores e coordenadores de 20 unidades da rede municipal de ensino deram destaque às iniciativas exitosas, desenvolvidas mediante estratégias integrativas entre educação, saúde e comunidade. O evento foi realizado nessa segunda-feira, 26, no Hotel Mercure e prossegue até o final desta tarde, 27, no Centro de Educação Permanente em Saúde(Ceps), localizado à Avenida Doutor Luís Carlos Prestes, 99, bairro Ponto Novo.
A intersetorialidade que caracteriza os serviços executados pela Prefeitura de Aracaju tem possibilitado aos estudantes das escolas municipais inseridas no programa, a maior aproximação com os profissionais das unidades básicas de saúde espalhadas pela capital. "A parceria mantida entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS) favorece a inclusão social de meninos e meninas, que acabam adquirindo melhores condições de vida", declarou a coordenadora do PSE na Semed, Cláudia Mendonça.
De acordo com a coordenadora, o PSE foi implantado nas escolas municipais em 2010 e tem como principais componentes a avaliação clínica dos alunos e a promoção da saúde. "Ao serem identificados problemas de saúde relacionados com a visão, audição, pressão arterial, peso ou altura, os alunos são encaminhados para a unidade básica de saúde mais próxima. A abordagem de temáticas, como a prevenção às DSTs, uso abusivo de drogas, gravidez juvenil e violência, também é um componente do programa", explicou Cláudia.
Relatos
Entre as experiências vivenciadas nas escolas municipais, as ações de prevenção, conscientização e as avaliações de crescimento têm beneficiado crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e meio, atendidas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. Fernando Guedes, localizada no bairro América. Segundo a suporte pedagógico Kátia Ciene Santos, que atua na unidade de ensino há sete meses, a adesão ao PSE levou inúmeros benefícios à população.
"Com o apoio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Adel Nunes, foram realizadas atividades de higiene bucal (escovação) e regularização de vacinas após o levantamento das principais necessidades das crianças. A cirurgiã dentista Paula Regina de Oliveira nos deu todo suporte e dará prosseguimento ao trabalho com ações de conscientização sobre maus hábitos de sucção de chupeta e dedos", explicou Kátia Ciene.
As crianças atendidas na Emei Dr. Fernando Guedes também foram contempladas com a análise de pesos e medidas e seus pais alertados sobre os cuidados com a higiene dos pequeninos e os perigos das doenças mais comuns. "Os integrantes do ‘Programa Saúde da Criança e do Adolescente', da SMS, também são grandes parceiros da escola. Além dessas ações, durante o ciclo junino também promoveram palestras sobre o uso de fogos de artifício e prevenção às queimaduras", acrescentou a suporte pedagógico.
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído nacionalmente a partir de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, quando foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Para melhor instigar as discussões sobre temáticas relacionadas ao programa, nesta terça-feira, 27, no Cerest-Ceps, os participantes do ‘II Seminário do PSE: integrando as ações' estarão recebendo orientações com foco na ‘Cultura de Paz' e na ‘Criança com deficiência'.