A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, realizou na tarde da última sexta-feira, 23, uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis para os pais de alunos do Centro Educacional Bem-me-quer, no bairro Getúlio Vargas, zona oeste da capital. Na oportunidade, também participaram os adolescentes dos Abrigos Casa do Menor São Miguel Arcanjo e da Casa Santa Zita.
A palestra, que contou com a participação de 60 pessoas, foi proferida pelo coordenador do programa, Andrey Lemos, que debateu sobre a sexualidade na adolescência, práticas de sexo com segurança, gravidez na adolescência, câncer de próstata, do colo, do útero e de mama, além de falar sobre como se prevenir da DST e Aids. Esclareceu ainda sobre onde buscar o diagnóstico da doença além de discutir sobre a importância dos pais conversarem sobre o assunto com os seus filhos.
"Essa foi uma boa oportunidade de esclarecer pais e adolescentes sobre alguns tabus acerca da sexualidade, onde muitas vezes eles não têm a informação correta. Pude esclarecer também que nossa rede oferece médicos especializados e toda a medicação necessária para o tratamento. Daí a importância de poder utilizar a educação como instrumento de mudança e de comportamento promovendo saúde e práticas sexuais com segurança", explica.
A mobilizadora do evento e assistente social, Elenildes Santos, relata que palestras como essas ajudam a desmistificar alguns tabus, orientar os pais e debater assuntos que provocam tanta curiosidade por parte dos adolescentes.
"Conversando com os pais e meninos, eu percebi a carência de informações de certos assuntos importantes e foi aí que surgiu esse projeto de oferecer palestras que os orientasse. Essa já é a terceira edição do ciclo de palestras que estamos desenvolvendo e que tem surtido efeito", afirma Elenildes.
Informação
Para a jovem C.L.S., de 19 anos, palestras deste gênero devem acontecer em todas as escolas para que todos os adolescentes possam aprender sobre a sexualidade de maneira correta.
"Tirei muitas dúvidas sobre esse assunto além de ter aprendido também coisas que eu nem imaginava. Informações como essas que recebi agora vou compartilhar para que outros também saibam a maneira correta de se tratar do assunto", diz a jovem que ao final do evento recebeu cartilhas educativas distribuídas pelo coordenador Andrey Lemos
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, afirma que a promoção e prevenção da saúde começam com ações como essas, que visam educar tanto adolescentes como orientar os pais. "Quando aprendemos algo quando criança ou adolescente, levamos isso para o resto da vida e daí a importância de disseminar informações corretas ainda na escola. Unir educação e saúde é um caminho seguro para conseguirmos grandes resultados no futuro", finaliza.