Saúde comemora Dia do Idoso

Saúde
28/09/2011 08h43
Início > Notícias > Saúde comemora Dia do Idoso

Uma tarde repleta de atividades recreativas e dinâmicas de grupo. Assim foi a comemoração do Dia do Idoso, no dia 27, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Max de Carvalho, no bairro Luzia.

A programação, que aconteceu na Paróquia da Igreja Católica do bairro, ganhou ornamentação e músicas dançantes que envolveram todo o grupo. A tarde começou com a divisão dos idosos em dois grupos, que participaram das diferentes atividades. Também houve o desfile da miss e do mister do grupo de convivência, que foram premiados com uma bolsa feminina e uma carteira de bolso, respectivamente.

A gerente da Unidade, Erilene Franklin, relata que a comemoração visa proporcionar um maior estímulo e reconhecimento a todos os idosos que participam do grupo de convivência, e que ainda para este ano outras atividades serão promovidas.

"Preparamos com todo o carinho essa tarde recreativa para os idosos, pois acreditamos que atividades como essas proporcionam uma maior interação entre eles e, por consequência, um maior estímulo nesta fase da vida, é o momento de se divertirem, se reencontrarem e extravasarem", ressalta a gerente.

Qualidade de vida

O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, afirma que atividades como essas só colaboram para proporcionar aos idosos de Aracaju uma maior prevenção e promoção a saúde. "Quando a pessoa se sente abraçada e envolvida com sua comunidade, através de tardes recreativas como essa, há uma melhoria significativa e um estímulo para todo o corpo da pessoa. Atividades como essa tira a ociosidade do idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida", ressalta Silvio Santos

O aposentado Edson Figueiredo, 66 anos, que já participa desde a fundação do grupo, diz que se sente muito melhor quando participa das atividades do grupo. "Esse ambiente de pessoas animadas, com músicas, danças e animação, me faz sentir muito bem. Quando vejo outros idosos e participo das atividades, eu me lembro da minha infância e me dá uma maior vontade de viver. Essa programação é uma clara demonstração que o idoso tem o seu valor", afirma o aposentado.

Grupo

O Grupo de Convivência 'Vivendo e Aprendendo' foi formado há cinco anos por idosos da USF Max de Carvalho, e se reúne mensalmente com rodas de conversa e atividades que estimulam habilidades, passeios e aprendizado de assuntos importantes para a idade, através das diversas palestras oferecidas pelas equipes de saúde da família.