PMA promove oficinas para estimular cultura da paz

Saúde
28/09/2011 15h16
Início > Notícias > PMA promove oficinas para estimular cultura da paz

No terceiro dia do II Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE), os servidores públicos da Secretaria de Saúde e de Educação estão participando de oficinas de trabalho sobre a cultura da paz e criança com deficiência nas escolas. Até o dia 29, todos os 300 participantes do Seminário do PSE participarão das duas oficinas que estão sendo realizadas no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado na rua Luis Carlos Prestes, Ponto Novo.

Um dos facilitadores das oficinas relativas à cultura da paz, o psicólogo André Barreto Prudente, acredita que, para reduzir conflitos e construir ambientes mais harmônicos nas escolas e unidades de saúde, o primeiro passo é a conquista da paz individual pelos próprios profissionais.

Na oficina, André Barreto utilizou o mapa eneagrama, uma ferramenta milenar que ajuda no autoconhecimento. Ele também exibiu e promoveu o debate sobre o filme ‘O circo das borboletas', que aborda ao mesmo tempo as limitações do deficiente físico, a capacidade humana de superar dificuldades e o respeito às diversidades.

"Com as técnicas do eneagrama, estamos estimulando os profissionais que estão nas escolas a identificar os caminhos para a paz individual/espiritual. Essa ferramenta ajuda as pessoas a primeiro buscar a paz em si mesmo, a construir novas relações humanas e a respeitar as diversidades. A partir desse processo, podem ajudar os alunos a construir a paz social e planetária", explica o psicólogo.

A referência técnica do PSE da Secretaria Municipal de Saúde SMS/Aracaju, Agda Oliveira, as oficinas foram abertas para os profissionais que atuam nas equipes das escolas cadastradas pelo PSE. Cada oficina agrega cerca de 20 profissionais. Ao todo, serão realizadas três oficinas por tema nos horários das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Saúde na escola

A partir do PSE, a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo ações estratégicas e intersetoriais para a promoção integral da saúde nas salas de aula. Dessas atividades, se destacam a avaliação clínica, bucal, nutricional, saúde reprodutiva e avaliação social. Ainda das atividades, os alunos tem ainda a atualização do calendário de vacinas e recebem a Caderneta do Adolescente do PSE.

Nos casos necessários, após as avaliações, o aluno recebe guia de encaminhamento para unidades de saúde de referência. "As palestras e as oficinas organizadas para o Seminário do PSE vão nos ajudar a potencializar a rotina do PSE das 89 equipes de Saúde e 27 escolas públicas cadastradas", avalia o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.