Educadores, servidores públicos, pais e alunos maiores de 14 anos estão participando do pleito eleitoral que indicará os representantes dos segmentos da comunidade escolar que atuarão nos conselhos escolares no biênio 2011/2013. As votações foram iniciadas às 8h desta quarta, 28, em 54 escolas municipais de Aracaju, e prosseguem até às 21h, nas unidades que estão em funcionamento também durante a noite.
Os conselhos escolares são órgãos colegiados, cuja atribuição é deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras dentro do espaço educativo. De acordo com o servidor público da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves, Marcos Antônio Araújo, a atuação dos conselheiros é de extrema importância para garantir a qualidade da educação na rede municipal de ensino.
"Como atual presidente do conselho da Emef, posso assegurar que a assiduidade dos membros nas reuniões propostas fez toda a diferença. Verificamos melhorias no trabalho pedagógico, em especial na área de informática. Tudo conquistado por meio da sensibilização e da participação de todos nas questões que dizem respeito à educação", declarou Marcos Antônio, que pretende ser um novo membro representante dos servidores públicos.
O número de representantes do conselho escolar depende da quantidade de alunos matriculados em cada unidade de ensino. Qualquer integrante da comunidade escolar pode se candidatar e é votado individualmente. "Já fui membro do conselho de uma escola municipal e declaro ter sido a experiência bastante proveitosa. Trata-se de um órgão democrático que caba instigando a tomada de decisões e o interesse coletivo por melhores condições de aprendizagem", ressaltou a professora polivalente Sandra Augusta de Oliveira.
Nas escolas em que os estudantes têm idade inferior a 14 anos, apenas os pais participam do processo eleitoral e os alunos não possuem representação no conselho. A eleição realizada nas escolas é efetivada através de votação direta e secreta, sendo que a divulgação dos resultados se dará nesta quarta, 28, junto à comunidade escolar. "Faço questão de fazer uso de um direito que me assiste: o de votar. Tenho plena consciência de que, por meio das escolhas registradas nas urnas, os alunos têm muito a ganhar", garantiu o estudante da escola Presidente Tancredo Neves, Adriano da Cruz.