Cuidados pediátricos é tema de palestra na Zona de Expansão

Saúde
29/09/2011 14h57
Início > Noticias > 47645

Até sexta, 30, profissionais dos diferentes setores da Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra, localizado na zona de expansão da capital, serão capacitados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para melhor identificar e atender os casos de doenças em crianças. A capacitação faz parte do projeto ‘Pediatria Feliz é Criança Saudável', idealizado pelo médico pediatra Edson Eloi Martins e que agora está se estendendo a outros profissionais da Unidade de Saúde.

De acordo com o médico Edson Eloi, os encontros visam dar um conhecimento específico para que os diferentes profissionais da unidade possam melhor identificar os casos das doenças mais prevalentes na comunidade e assim agilizar o atendimento ou mesmo direcionar a criança para uma Unidade Hospitalar.

"Pretendemos capacitá-los para que eles possam identificar os problemas mais comuns aqui nas crianças e assim fazermos um mapeamento das doenças que acometem a comunidade sabendo como planejar e executar os tratamentos dos nossos pequenos pacientes", destacou o médico.

Edson Eloi salienta ainda que o curso está baseado no Programa de Atenção Integrada às Doenças Prevalecentes na Infância (AIDPI), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que tem o objetivo de treinar os profissionais da saúde para identificar os sinais de gravidade em patologias pediátricas, como problemas respiratórios, febris, digestivos e também verificar o estado nutricional, calendário vacinal e desenvolvimento neurológico.

Ao final de cada aula é passado um estudo de caso da própria USF para que todos resolvam e encontrem a solução mais adequada de para resolver o problema. Para o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, o curso possibilitará que os profissionais da USF João Bezerra possam atender diretamente os problemas locais e assim unir a saúde pública à comunidade.

"Muitas vezes um problema pediátrico de uma localidade é diferente da de outra localidade e daí a importância desse projeto, pois demonstra a constante preocupação em manter os nossos profissionais cada vez mais capacitados orientando às mães das crianças em uma sala de espera ou mesmo na própria casa da pessoa por meio das visitas das equipes de saúde da família, porque o usuário merece o melhor", ressalta Silvio Santos.

Novidade

Além da capacitação em atendimento pediátrico, a USF João Bezerra contará com mais uma novidade em beneficio dos usuários infantil. "Após este curso nós vamos também criar uma brinquedoteca para a criançada se distrair enquanto espera ser atendido", afirma a gerente da unidade, Maria Willema.

A enfermeira Roselene de Souza, aprova a iniciativa e diz que ela será muito proveitosa para todos. "Achei excepcional este curso baseado no AIDPI, que serve como um pré-requisito universitário para todos os formandos na área da medicina e enfermagem e que agora está sendo debatido aqui com todos esses profissionais. O resultado é que todos colhem bons frutos", finaliza.